....
....
07/06/2015

Cartunista Fred Ozanan confirmado no júri de premiação do Salão Internacional Universitário de Humor de Piracicaba


O cartunista Fred Ozanan mais uma vez estará presente no Juri de Premiação do Salão Internacional Universitário de Humor de Piracicaba, promovido pela UNIMEP, cuja abertura será no próximo dia 12, em Piracicaba, São Paulo. Os demais integrantes do juri são todos de São Paulo, a exemplo de Dálcio Machado (Veja), Jean Galvão (Revista Recreio), DaCosta (Tribuna de Santos), Eduardo Baptistão (Estadão), Luiz Ulrich (publicitário), Professor José Lima Júnior (Unimep), Professor Steve Coon (Centro Cultural Martha Watts), Professora Joceli Lazier (vice-presidente do salão) e Max Monteiro (representante do Projeto Educar para Crescer da Editora Abril).

 

O Salão Universitário de Humor é um projeto dedicado especialmente ao segmento do humor gráfico, em parceria com a Assessoria para Assuntos Internacionais da UNIMEP, em estímulo ao talento dos estudantes universitários do Brasil, do exterior e ex-alunos da UNIMEP que tenham concluído o curso nos últimos dois anos.


Fred Ozanan é o único artista a ter participado de todas as edições do salão, sendo premiado nas cinco primeiras versões, homenageado no sexto salão e há 18 anos integra o Juri de Premiação

 

Os jovens cartunistas podem participar nas categorias charge, cartum, caricatura, história em quadrinhos e temática abordando questões ambientais ou educacionais. Nascido como evento de âmbito nacional, o Salão Universitário de Humor de Piracicaba logo passou a ser latino-americano, até chegar ao atual estágio aberto a universitários de todo o mundo ao ponto de despertar o interesse de veículos de comunicação do Brasil na descoberta de talentos que passam a publicar nos mais diversos órgãos da nossa imprensa. Fred Ozanan, revelação do Salão Universitário de Piracicaba, é atualmente um dos chargistas do Portal UOL, de São Paulo.

 

O 23º Salão Universitário da UNIMEP, em 2015, presta homenagem ao cartunista Lucas Leibholz, que foi revelado pelo evento e fez o cartaz desta edição. O cartunista Fred Ozanan, que este ano representa a UEPB, é o único artista a ter participado de todas as edições do salão, sendo premiado nas cinco primeiras versões, homenageado no sexto salão e há 18 anos integra o Juri de Premiação, por onde já passaram os maiores nomes do cartum brasileiro a exemplo de Ziraldo,  Zélio, Borjalo, Luis Fernando Veríssimo, Laerte, Angeli, Paulo Caruso, Fernando Gonsales, Adão, Sônia Luyten, Jal, Gual, Carvall, Mariano, Da Costa, Morettini, Cláudio Oliveira, dentre outros.

 

Criado como importante espaço para a manifestação artística e a revelação de milhares de jovens talentos universitários, o Salão da UNIMEP não parou de crescer, tornando-se um dos mais respeitados eventos do gênero na América Latina e de lá nasceram alguns dos grandes talentos da nova safra do humor gráfico nacional como: Flávio Rossi, Márcio Leite, Rodrigo Rosa, Pryscila Vieira, Páffaro, Tiago Hoisel, Lucas Leibholz, Dálcio,  Fred Ozanan e muitos outros craques do traço.

 

A estrutura do salão coloca em evidência a ação direta de alunos de comunicação e publicidade e a sua estrutura comporta um vasto banco de dados sobre humor gráfico,  biblioteca específica, produção de documentários, dicas, entrevistas e exposições, possibilitando o resgate de acervos e o intercâmbio entre todos os envolvidos neste rico e apaixonante universo artístico.

 

A atual Comissão Organizadora do evento é composta por Camilo Riani (Presidente), Joceli de Fátima C. Lazier (Vice-Presidente), Ana Maria Cordenonsi, Juscelino Monção Neto, Rosana Borges Zaccaria e Renato Elston Gomes, com o apoio da Assessoria para Assuntos Internacionais da UNIMEP.

 

Do Blog Carlos Magno, com Assessoria


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja