....
....
21/06/2015

Fred Ozanan é homenageado na Bienal Internacional da Caricatura por ter mostra principal e mais visitada do evento


Aconteceu nesta sexta-feira (19), no Museu de Belas Artes no Rio de Janeiro, o lançamento oficial do Catálogo da I Bienal Internacional da Caricatura, importante evento do humor gráfico nacional, idealizado pelo historiador Luciano Magno, autor do livro A História da Caricatura Brasileira, que movimentou reconhecidos cartunistas brasileiros no último ano.

 

O evento teve as presenças de Ziraldo, Jaguar, Claudius e Guidacci e outros expoentes do humor gráfico nacional. A exposição ‘O Brasil e os Outros 500’ do cartunista paraibano Fred Ozanan, foi considerada a principal e a mais visitada mostra da Bienal, sendo agraciado com a ORDEM DO MÉRITO CULTURAL DA PRIMEIRA BIENAL INTERNACIONAL DA CARICATURA BRASIL.


O catálogo da I Bienal Internacional da Caricatura – Brasil dedica um de seus capítulos a Fred Ozanan, que agora entra definitivamente para a história da caricatura brasileira

 

Na opinião do Curador da Bienal, historiador Luciano Magno, a participação de Fred Ozanan foi uma verdadeira revolução para a 1ª Bienal Internacional da Caricatura e para a cultura brasileira, causando uma ebulição extremamente positiva  na Paraíba, percorrendo mais 17 instituições culturais e munícipios paraibanos, se transformando assim em um dos expoentes da exposição internacional.

 

Fred Ozanan tornou-se o artista mais contumaz e perseverante da Bienal Internacional da Caricatura e nos lembra os grandes inventores, sonhadores, desbravadores que revolucionam determinada causa, descobridores de novas conquistas e realizadores de grandes feitos”, disse Luciano Magno.

 

O catálogo da I Bienal Internacional da Caricatura – Brasil é um livro de luxo, com 304 páginas, 50 capítulos 800 imagens ao todo. Um desses capítulos está dedicado ao cartunista Fred Ozanan, que agora entra definitivamente para a história da caricatura brasileira, imortalizando a obra do paraibano.

 

O lançamento do catálogo da I Bienal da Caricatura acontece de forma descentralizada. No Rio de Janeiro aconteceu dia 19 de junho, no Museu de Belas Artes. Em São Paulo, dia 20, na Aliança Francesa. Entre 24 e 27 de junho, o lançamento acontece em Porto Alegre e Curitiba. As datas para lançamento no Nordeste estão sendo definidas de acordo com a conveniência dos artistas locais.

 

Do Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja