....
....
09/07/2015

Ronaldinho vetou emenda que retirava referência a “diversidade de gênero” do Plano Municipal de Educação de Campina


Os motivos, confesso, ainda não sei, mas o fato é que o vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, o Ronaldinho, vetou, enquanto estava na titularidade do cargo de prefeito, em Campina Grande, uma emenda ao Plano Municipal de Educação – PME que retirava qualquer referência a “diversidade de gênero” do documento. A iniciativa saiu através de acordo entre as bancadas de situação e oposição e com a anuência do próprio prefeito Romero Rodrigues.

 

Não sei se, ao vetar a emenda, Ronaldinho sabia da polêmica em que poderia se meter. Católicos e Evangélicos de todo o país estão mobiliados para evitar a adoção da chamada ‘ideologia de gênero’ nos planos municipais de educação, por entenderem que isto seria uma porta aberta para acabar com a referência a menino e menina, homem e mulher, masculino e feminino nas escolas brasileiras.


Vice-prefeito de Campina Grande, Ronaldo Cunha Lima Filho, o Ronaldinho, se indispôs com vereadores de oposição e situação que são contra o debate sobre ideologia de gênero e sexualidade nas escolas

 

No Plano Nacional de Educação, a retirada se deu a partir de uma ação do ex-senador Vital do Rêgo, à época relator do PNE no Senado, atendendo a uma pedido da Igreja Católica. Porém, os estados e municípios estão debatendo e aprovando seus planos e a polêmica volta à tona.

 

Na Câmara de Campina, o vereador presidente, Pimentel Filho, foi quem encabeçou o movimento para retirar qualquer referência a diversidade, ideologia de gênero e coisas do tipo, do Plano Municipal de Educação. Católico praticante, Pimentel não quer nem ouvir falar nesse tipo de discussão nas escolas municipais. “Essa discussão deve ocorrer fora das escolas. Quem tem que ensinar isso são os pais. Escola é para ensinar português, ciências. Nós defendemos o respeito a todos, mas essa Casa entende que a questão sobre sexualidade não deve ser incluída no plano”.

 

O vereador líder da oposição, Olímpio Oliveira (PMDB), que é evangélico, também não concorda com o gesto de Ronaldinho. “Entendemos que deveríamos preservar a redação original do plano nacional. Há um movimento muito forte para a implantação de uma ideologia de gênero nas escolas. Esse movimento perdeu no debate no Congresso Nacional e se organizou para tentar fazer isso nos municípios”.

 

Mas Ronaldinho, repito, não sei por que motivo, vetou a emenda, causando a ira não só de Pimentel, mas de todos os parlamentares – e quem sabe, até, do próprio prefeito Romero, que tinha acordado com todos os vereadores a supressão dos termos e das referências a sexualidade e diversidade de gênero no PME. E, com o gesto, o vice-prefeito poderá, até mesmo, se indispor com a Igreja – leia-se Católicos e Evangélicos.

 

“Os vereadores se reuniram, firmaram um acordo, que teve a anuência do prefeito Romero, e por isso nos surpreendeu o veto do vice-prefeito”, disse Pimentel, acreditando ter sido um descuido de Ronaldinho. Mais essa agora, hein...

 

Do Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja