....
....
09/07/2015

Folha de São Paulo alerta: câncer na boca acomete mais jovens por causa de sexo oral sem proteção


Os tempos mudaram. Não podemos perder de vista que os jovens de hoje não são mais os de antigamente. Casar virgem deixou de ser regra para ser motivo de chacota entre a galera. E, a cada dia, cresce no meio dessa turma o número de adolescentes que entram cada vez mais cedo na vida sexual. E isso tem causado problemas sérios que, muitas vezes, estes jovens acabam não se dando conta.

 

Esta semana, a jornalista Mônica Bérgamo, da Folha de São Paulo, fez um alerta muito importante. Segundo ela, o câncer de boca tem atingido cada vez mais jovens, em virtude da desinformação e, principalmente, da falta de proteção. Veja, logo abaixo, os detalhes da postagem na coluna e o alerta que Mônica fez em relação a este grave problema.

 

 

Os casos de câncer oral duplicaram no grupo de pessoas entre 30 e 44 anos em todo o mundo na década de 2001 a 2010, em comparação com a anterior, de 1991 a 2000. Entre os homens, o salto foi de 4 para 10 casos a cada 100 mil; entre as mulheres, de 2 para 5 casos.

 

PELA BOCA

 

Os especialistas notam uma mudança: se antes os tumores de boca e garganta afetavam homens mais velhos, tabagistas e consumidores de álcool, agora acometem significativamente jovens adultos que não necessariamente fumam ou bebem, mas que fazem sexo oral desprotegido. A prática favorece a instalação do HPV na cavidade oral. O vírus causa lesões que podem se tornar câncer.

 

BOCA 2

 

Os dados são de um estudo da epidemiologista Maria Paula Curado, do A.C.Camargo Câncer Center, de São Paulo. A pesquisa será apresentada nesta semana na capital durante o Congresso Mundial da Academia Internacional de Câncer Oral. O encontro ocorre pela primeira vez na América Latina – Folha de São Paulo.

 

Do Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja