....
....
15/07/2015

Em Campina: secretário diz que Romero desistiu de pagar metade do 13º porque servidores não quiseram receber. Sintab nega


Esta semana eu ouvi a entrevista do secretário de Administração de Campina Grande, Paulo Roberto Diniz, aos colegas Milton Figueiredo e Valderedo Borba, na Correio FM, dizendo que a Prefeitura de Campina Grande tinha desistido de pagar a metade do 13º salário, como havia prometido, agora no início de julho. E, na hora, confesso que não acreditei na justificativa.

 

O auxiliar disse que o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) tinha desistido de pagar o benefício porque, simplesmente, os servidores não queriam receber. Na hora, perguntei à minha esposa Adriana, que estava comigo no carro, se eu tinha mesmo ouvido aquilo. Claro, porque era muito difícil acreditar. Ela confirmou. Pronto: pela primeira vez eu tinha ouvido alguém dizer que funcionários públicos estavam rejeitando dinheiro antecipado.


Maneira bem humorada que o chargista mineiro Eduardo dos Reis Evangelista, o Duke, encontrou para retratar o significado do décimo terceiro salário para os brasileiros

 

“O prefeito Romero Rodrigues desistiu de pagar a metade do décimo terceiro salário, como havia prometido, agora no início deste mês de julho, porque os servidores indicaram ao Sintab que não queriam receber o dinheiro antecipado. E, na minha opinião, o Sintab representa os servidores e tem representatividade para falar em nome deles”, disse o Secretário, no Balanço Geral Campina Grande.

 

Com mais essa, não tive dúvidas. Este é mesmo o Governo da Inovação.

 

Porém, não demorou muito e o Sintab veio a público, com uma nota, para dizer que essa de servidores não quererem receber seu 13º antecipado porque o Sintab tinha dito que eles não queriam o dinheiro, simplesmente não existe. Aliás, o sindicato disse que, em momento algum, o Sintab se pronunciou sobre o fato. “Nem contra nem a favor”. Veja a nota do sindicato, na íntegra:

 

A verdade sobre a antecipação do pagamento do 13° em Campina Grande

 

Na última sexta-feira (10), o secretário de administração de Campina Grande, Paulo Roberto Diniz, participou de um programa de rádio na cidade e informou que a parcela do 13° salário não seria antecipada devido a uma notificação do SINTAB, o sindicato deixa claro que em nenhum momento se posicionou contra e nem a favor desta antecipação, pois esta é uma decisão dos servidores municipais e este assunto não foi sequer pauta em nenhuma assembleia.

 

O secretário afirmou que o não pagamento foi devido a um documento enviado no ano passado, porém, o que houve no ano passado, foi que devido a não informação por parte da Secretaria de Administração à RAIS (relação anual de informações sociais), acabou por atrasar o pagamento do Pasep e para que não houvesse prejuízo para os servidores que não receberam o benefício ano passado, o secretário anunciou a antecipação, mas no oficio enviado ano passado, em nenhum momento consta do Sintab aceitar ou não o 13°, foi pedido apenas que o Pasep fosse pago, até porque não informar a RAIS no período correto foi um erro da administração do município.

 

O presidente em exercício do sindicato, Giovanni Freire, se posicionou a respeito do fato e disse “gostaria que o secretário, Sr. Paulo Roberto, mostrasse qualquer documento do Sintab dizendo que é contra a antecipação do 13°. Na verdade, o que acontece é o seguinte, o prefeito e secretário anunciaram a antecipação e devem ter alguma dificuldade para cumprir o que disseram e não tendo mais outra desculpa, jogaram a culpa para o sindicato. Se o Sintab tivesse esse poder de decisão na PMCG, 100% dos servidores municipais estariam com seus pleitos atendidos, o que falta ao secretário e a prefeitura é cumprir o PCCR da saúde, com os níveis da educação, com os servidores das escolas e creches que ficaram de greve mais de 3 meses e não tiveram seus pleitos resolvidos. Se há um problema financeiro na prefeitura, se não tem condições de pagar, não vá pra mídia anunciar e vir com a desculpa esfarrapada dizendo que é o Sintab que não autoriza o pagamento do décimo, pois não é prerrogativa do sindicato autorizar ou não a antecipação do 13°”, afirmou o presidente.

 

Nesta quarta-feira (15), a verdade apareceu, em matéria de capa do Jornal Correio da Paraíba, o secretário de finanças, Joab Pacheco, afirma que devido a uma queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), impediu que a prefeitura antecipasse a primeira parcela do 13° salário dos servidores municipais.

 

Do Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja