....
....
18/07/2015

Cobrança tem, mas resultados... Ricardo Coutinho defende Ministério da Segurança Pública e investimentos em tecnologia


O governador Ricardo Coutinho, mais uma vez, foi o primeiro a falar no Encontro de Governadores do Nordeste, no Gran Hotel Arrey, em Teresina (PI). Seu pronunciamento foi centrado em dois temas: Ciência e Tecnologia e Segurança Pública. O quarto fórum promovido pelos atuais gestores dos nove estados nordestinos conta com a participação de quatro ministros de Estado.

 

Em sua fala, Ricardo cobrou claramente a criação de linhas de financiamento para projetos na área da inovação científica e tecnológica. Ele destacou que o Nordeste precisa de recursos federais para investir em projetos de energia solar. “Não é coisa de outro mundo”, disse, lembrando projeto executado na Paraíba vencedor de prêmio nacional que barateia custo da energia elétrica em casas com tecnologia de energia fotovoltaica.


No Encontro dos Governadores do Nordeste de Teresina, mais uma vez houve cobranças ao Governo Federal. Mas ações efetivas... NADA!

 

Na Segurança Pública, o governador paraibano lamentou o crescimento de número de homicídios no Brasil e reforçou a cobrança de medidas urgentes por parte do Governo federal. “A União precisa se adequar a essa situação”, disse, defendendo a criação de uma estrutural ministerial no Governo federal para pensar e executar as ações no combate à criminalidade. “Porque a criminalidade hoje é nacional. Não se reduz isso cada estado sozinho”, observou.

 

Ricardo defendeu ainda a federalização dos presídios para que passem para as mãos do governo federal. “Não cabe para os estados, estamos sobrecarregados”. E cobrou também ações para combate ao crack, criticando ainda o fato de que do convênio firmado sobre o tema há três anos só veio um ônibus.


O Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, tem feito a sua parte. Nas entrevistas que concedeu em Teresina, por exemplo, destacou o espírito de união dos govenadores em favor do Nordeste. Mas é preciso que o governo federal faça a sua parte...

 

Nas entrevistas que concedeu à imprensa antes de começar o encontro, o governador Ricardo Coutinho  destacou que o Nordeste precisa e está aprendendo a falar uma linguagem única. “O pensamento nosso, desde o primeiro encontro, tem sido exatamente construir uma identidade para a região e uma ação conjunta”.

 

Segundo ele, isto não se faz numa única reunião, mas o Nordeste tem o fórum mais organizado de governadores do Brasil. “Nós temos uma agenda permanente de reuniões, estamos pautando questões regionais e estamos conseguindo dialogar com o restante do país, a partir de uma região de 50 milhões de habitantes e que em uma década – 2002 a 2012 – conseguiu crescer 27% acima do PIB do país, por isso precisa ser vista não como um problema, mas como uma solução”, disse.

 

Sobre segurança pública, Ricardo avalia que o governo federal necessita olhar e reconhecer que é uma região que precisa de uma experiência comum na área de segurança pública. “O Nordeste em 2002 era responsável por 22% das mortes violentas no país e hoje somos responsáveis por 37%. É fundamental se pensar na criação de ministério que cuide da segurança pública”.

 

Na defesa do desenvolvimento da região, Ricardo Coutinho ressaltou que é preciso garantir a estabilidade.  “O Nordeste tem que ter políticas de médio e de longo prazos, não pode ficar em torno de uma obra aqui outra acolá. Nós queremos integrar essa região e isto se faz com ciência e tecnologia, com boas práticas de governança, com política pública nacional para a área de segurança”, destacou – Secom-PB.


Na verdade, é sempre bom ver que os governadores tem espírito de união e sabem cobrar o que realmente a região Nordeste necessita. O problema é que, até agora, nada de concreto eles tem visto - e n´so também, claro. Lamentável...

 

Do Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM AS MAIS LIDAS DO BLOG:


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- PEDIDO DE DESCULPA EM VÍDEO: Vendedor de milho que usou água de esgoto para cozinhar espigas se desculpa

- Cássio é indicado para compor CPI que vai investigar lavagem de dinheiro de políticos em contas secretas na Suíça

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja