....
....
23/07/2015

Raimundo Lira confirma mobilização de comissões do Senado em favor das obras da Transposição do Rio São Francisco


A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado Federal (CMA) definiu como prioridade para o segundo semestre deste ano a avaliação da política de revitalização da bacia hidrográfica do rio São Francisco.  A informação foi dada nesta terça-feira (21) pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da Comissão Temporária de Acompanhamento das Obras da Transposição e Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco.

 

Recentemente, Raimundo Lira a confirmou que uma comitiva de senadores que integram esta comissão vai fazer uma visita aos canteiros da obra, também neste segundo semestre do ano, com objetivo de verificar pessoalmente o andamento, o ritmo e os trechos já conclusos do projeto e identificar possíveis problemas na execução do cronograma das obras.


De acordo com o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição, as obras garantirão segurança hídrica para 12 milhões de habitantes, de 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte

 

Com base nos dados apresentados recentemente à comissão pelo Ministro Gilberto Occhi, 9 mil 133 trabalhadores estão atuando nos canteiros da obra, através das construtoras que estão operando na transposição; e 3 mil 500 máquinas estão trabalhando na concretização do projeto. “Em alguns trechos os operários estão trabalhando à noite e de madrugada, com a ajuda de canhões de luz”, disse Lira, com base nas informações repassadas pelo Ministro.

 

O projeto contempla 477 quilômetros de canais, formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB); e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB), que conduzirão a água pelo semiárido nordestino; além de nove estações de bombeamento. O senador paraibano lembrou que a comissão, atualmente, está trabalhando para incluir um terceiro eixo na obra, que será o Eixo Piancó.

 

Segundo Lira, as obras garantirão segurança hídrica para 12 milhões de habitantes, de 390 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Ele Lembrou que o governo deve centrar esforços também na revitalização do rio São Francisco.

 

Importância da Revitalização - “Se não houver um trabalho firme, constante e permanente de revitalização do Rio São Francisco, daqui a duas ou três décadas os resultados positivos dessa transposição podem ser prejudicados por falta de água”, disse Lira, destacando a importância da decisão da CMA. Ele lembrou que os nordestinos estão ansiosos pela conclusão da transposição, uma obra de R$ 8,2 bilhões.

 

A decisão de fazer uma visita em comitiva às obras de transposição foi tirada na última reunião da Comissão. Raimundo Lira garantiu que os senadores membros tem trabalhado muito para que o projeto, apontado como a redenção do Nordeste, seja concluído dentro do prazo estabelecido pelo governo – até o final de 2016 - Assessoria.

 

Do Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:


- Multa de R$ 10 mil... Justiça proíbe Partage Shopping de cobrar estacionamento de veículos dos funcionários e terceirizados


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja