....
....
29/07/2015

Secretário de Administração Penitenciária diz que cortou até exigência de camarão no cardápio dos presos na Paraíba


O secretario da Administração Penitenciária da Paraíba, Vagner Dorta, disse nesta quarta-feira (29) em entrevista à Rádio Correio FM de João Pessoa que, ao assumir o cargo, teve que colocar ordem nos presídios e cortar regalias que eram permitidas pelo ex-titular da pasta, Valber Virgulino. Segundo ele, dentre essas exigências estava a de um preso, identificado como Marcelo Pernambuco, que exigia camarão no cardápio do almoço.

 

“Encontrei casos como o do Marcelo Pernambuco que dizia: ‘eu exijo camarão no almoço’ e eu tive que cortar, essa e outras regalias”, disse Vagner Dorta, informando que, hoje, o detento encontra-se preso no isolamento, no presídio PB 1.


O Secretário de Administração Penitenciária da Paraíba, Vagner Dorta, contou a história do detento Marcelo Pernambuco, que exigia camarão no cardápio do almoço

 

Dorta disse que, no sistema penitenciário, quando há tranquilidade nos perídios é prova de que há acordo entre direção da casa carcerária e os presos. “Cadeia tranquila é cadeia com celular e com droga; cadeia tensa é quando o diretor é sério e tira tudo”, disse. “Aí, tem preso que quando fica sem usar droga por um período entra num estado complicado de animação”, complementou.

 

Vagner Dorta disse que é complicado para o sistema carcerário coibir, em 100%, a entrada de armas, drogas e celulares nos presídios. “Complicado fazer revista íntima em mil e oitocentas, duas mil pessoas. Então, a revista íntima é feita quando há uma suspeita”.

 

O secretário afirmou que, ao assumir, mandou um recado para os presos que tinham regalias: “Quem manda aqui é o estado, pode tensionar o presídio que aqui tem agente para colocar ordem”.

 

Ele citou como exemplo de diretor sério o atual diretor do Presídio do Róger, Lincoln, que, segundo ele, “é um sujeito sério e trabalhador”. Dorta disse que “os presidiários não gostam dele porque ele é um homem sério. Pensei muito, quando fui coloca-lo lá, mas disse que tem que ser assim mesmo, porque tensiona a cadeia, mas a sociedade aprova”.

 

Durante o programa, o ex-titular da pasta, Valber Virgulino, entrou no ar para contestar as acusações e, a partir daí, ouviu-se um bate-boca entre o ex e o atual secretário. Vagner Dorta chamou o seu antecessor de “uma grande fraude”, afirmando que tudo o que ele divulgava quando no comando da secretaria era armado.

 

Blog Carlos Magno


VEJA TAMBÉM:


- EXCELENTE NOTÍCIA: Com chegada das chuvas, Cagepa suspende racionamento de água em seis localidades da Paraíba


- Multa de R$ 10 mil... Justiça proíbe Partage Shopping de cobrar estacionamento de veículos dos funcionários e terceirizados


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja