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25/07/2013

EXCLUSIVO Paraíba deverá ganhar seu primeiro aeroporto privado, com investimento de dois sócios paulistas


O Blog Carlos Magno conseguiu com EXCLUSIVIDADE a informação de que a Paraíba deverá ganhar até 2015 o seu primeiro aeroporto privado. O projeto é fruto do investimento de dois sócios paulistas: Fernando Botelho e André Skaf, da Harpia Logística. A empresa já está trabalhando na implantação do primeiro grande aeroporto privado para a aviação executiva do país, no bairro Parelheiros, extremo sul de São Paulo.

 

Segundo o Blog Carlos Magno apurou, o aeroporto privado da Paraíba será o quarto a ser construído pela Harpia Logística. Após o de Parelheiros, a Harpia construirá outros dois na região metropolitana de São Paulo, sendo um no bairro paulistano de Jaguaré (o Helicidade) e outro no município de São Roque (o Naesp).

 

A informação obtida pelo Blog Carlos Magno dá conta de que o Governo Federal também já tem solicitação para a implantação de um quinto aeroporto privado, no Distrito Federal, fruto da sociedade da Andrade Gutierrez com a Incorpora, uma empresa de Brasília.
 

 

O Blog Carlos Magno também conseguiu a informação de que o primeiro aeroporto privado do País, o de Parelheiros, terá uma pista de 1.830 metros - extensão superior à do Santos Dumont e quase do tamanho da pista de Congonhas - e capacidade para até 240 mil pousos e decolagens por ano - são 657 movimentos por dia ou 27 por hora. O empreendimento, a ser construído em uma área total de 3,4 milhões de metros quadrados, terá ainda uma ligação viária com o trecho sul do Rodoanel bancada pela própria Harpia.

 

De acordo com o projeto enviado ao Governo Federal, serão criados 33 lotes destinados à implantação de hangares, com 491 mil metros quadrados de área. Haverá uma ampla infraestrutura no complexo: heliponto, torre de controle, terminal de passageiros, hotel e centro comercial.

 

A ideia é tornar-se um dos principais pontos da região metropolitana de São Paulo para a aviação geral, que inclui jatinhos, helicópteros e aeronaves menores. Os empresários também pretendem trabalhar com importação, exportação e armazenagem de peças de manutenção. Para isso, querem implantar áreas destinadas a órgãos públicos, como Receita Federal, Polícia Federal e Anvisa.

 

Os dois responsáveis pelo empreendimento têm laços familiares de respeito. André Skaf é filho do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, possível candidato do PMDB ao governo de São Paulo em 2014. O sócio dele no projeto é homônimo de Fernando Botelho, ex-vice-presidente do grupo Camargo Corrêa que morreu em um acidente de avião no interior paulista no ano passado. Ele era genro de Sebastião Camargo, fundador do grupo.

 

Do Blog Carlos Magno