-
Raimundo Lira confirma aprovação na Comissão de Relações Exteriores do fundo para incentivar o turismo no Mercosul


PÁGINA INICIAL  |  BIOGRAFIA  |  GERAL  |  POLÍTICA  |  RELIGIÃO  |  POLICIAL  |  ARQUIVO DE NOTÍCIAS  |  CONTATO
 




09/10/2015

Raimundo Lira confirma aprovação na Comissão de Relações Exteriores do fundo para incentivar o turismo no Mercosul


Membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) confirmou aprovação, esta semana, do Projeto de Decreto Legislativo (PDL 215/2015), que cria o Fundo de Promoção de Turismo do Mercosul. O texto será ainda submetido à análise do Plenário, antes de entrar em vigor.

 

A medida pretende aumentar o fluxo de turistas de outros países para o Mercosul, por meio da participação conjunta em eventos turísticos internacionais, instalação de escritórios regionais, entre outras ações. Segundo Lira, a medida visa fortalecer o turismo não apenas para a integração entre os povos, mas também para a promoção do desenvolvimento econômico dos países do Mercosul.


O Fundo de Promoção de Turismo do Mercosul, de acordo com o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), funcionará pelo prazo de cinco anos, contados a partir da primeira contribuição feita por um dos países

 

Doações - O fundo será formado por doações dos países membros do bloco. A primeira contribuição anual será de US$ 603 mil, repartida entre os países da seguinte forma: 65% pelo Brasil, 20% pela Argentina, 7,5% pelo Paraguai e 7,5% pelo Uruguai. Também poderão compor o fundo as contribuições voluntárias dos países membros, de outros países e de organismos e entidades.

 

O Fundo de Promoção de Turismo do Mercosul, de acordo com o parlamentar paraibano, funcionará pelo prazo de cinco anos, contados a partir da primeira contribuição feita por um dos países. Após esse prazo, o Grupo Mercado Comum (GMC), órgão decisório executivo do bloco, avaliará o cumprimento dos objetivos e sua possível continuidade.

 

Egito – A Comissão de Relações Exteriores também aprovou o texto do Acordo de Livre Comércio entre o Mercosul e o Egito, firmado na Argentina, em 2010. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL 352/2015) que trata da matéria também irá a Plenário, para decisão final. O Comitê Conjunto do Mercosul será responsável por administrar o acordo com o país árabe e assegurar sua implementação adequada, bem como aprofundar a cooperação entre as partes.

 

O texto do acordo proíbe aos países a imposição de restrições à quantidade de produtos sujeitos a tarifas reduzidas. Além disso, determina que os bens originários de qualquer dos signatários (Egito, Brasil, Paraguai, Uruguai ou Argentina) receberão no território dos outros participantes o mesmo tratamento dado aos bens nacionais, seguindo regras do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio (GATT), de 1994.

 

Grupo Parlamentar Brasil-Geórgia - Há poucos dias, Raimundo Lira assumiu a relatoria ‘ad hoc’ do Projeto de Resolução do Senado N° 36, de 2015, de autoria do senador Aloysio Nunes Ferreira, que instituiu o Grupo Parlamentar Brasil-Geórgia. Para Lira, o projeto, aprovado na Comissão de Relações Exteriores, lhe trouxe entusiasmo, quanto ao desenvolvimento de ações estratégicas em curso no setor.

 

Segundo o relator da proposta, a ideia é contribuir para o estreitamento das relações entre as duas nações, ao possibilitar o conhecimento mútuo e dos respectivos parlamentos e o aprendizado sobre os diferentes problemas enfrentados pelos países, assim como as soluções encontradas - Assessoria.


Blog Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- VÍDEO E FOTOS: Em ação das polícias Federal e Militar, viaturas fecham rua do centro de Campina e frustram assalto a loja de roupa


- EXCELENTE NOTÍCIA: Com chegada das chuvas, Cagepa suspende racionamento de água em seis localidades da Paraíba


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


- Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja






 


 


 
Política, bastidores da campanha, atuação jornalística: veja entrevista de Carlos Magno ao Ponto a Ponto da TV Itararé
 

 

.......................................................


www.carlosmagno.com.br

             Jornalista
 Apresentador
 Comentartista Político
 Cel. (83) 98720-7870
 e-mail:
contato@carlosmagno.com.br
 Facebook: www.facebook/jornalistacarlosmagno
 Twitter: @magnopb
 Instagran: @jornalistacarlosmagno