....
....
06/11/2015

Iphaep indefere projeto de revitalização do Cine Capitólio e manda Prefeitura de Campina Grande se adequar a exigências técnicas


O Governo do Estado, por meio do Instituto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico da Paraíba (Iphaep), apreciou, nessa semana, o projeto de revitalização do antigo Cine Capitólio, localizado no Centro de Campina Grande. A apreciação do projeto ocorreu durante sessão ordinária do Conselho de Proteção dos Bens Históricos e Culturais (Conpec), órgão deliberativo do Iphaep, na terça-feira (3).

 

O Conselho acompanhou o posicionamento da relatoria unanimemente, indeferindo o projeto em decorrência deste não atender aos requesitos técnicos de proteção patrimonial de forma a descaracterizar o imóvel.  Com o indeferimento, o Conpec espera que seja apresentado, com a urgência que o caso requer, um novo projeto que atenda as exigências do Parecer Técnico do Iphaep, notadamente no que se refere ao aumento indevido do gabarito da edificação.


Inaugurado em 20 de novembro de 1934, o Cine Capitólio é cadastrado pelo Iphaep desde 1978, sendo tombado em 2000. Ele deixou de funcionar em 4 de abril de 1999

 

A diretora executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo, disse que a Prefeitura de Campina Grande deverá se adequar ao parecer técnico para a viabilidade do projeto, respeitando a legislação patrimonial vigente. “Trata-se de um imóvel tombado. Por isso, temos a obrigação, na condição de entes públicos, de protegê-lo de acordo com o que determina a lei. É preciso que se entenda que, nesse caso, o bem não deverá se adequar ao uso. O uso é que deverá se adequar ao bem”, destacou.

 

Inaugurado em 20 de novembro de 1934, o Cine Capitólio é cadastrado pelo Iphaep desde 1978, sendo tombado em 2000. De acordo com a diretora executiva do Iphaep, o valor cultural do imóvel está no significado que ele tem para a memória coletiva. “É um bem que tem uma relação muito grande com Campina Grande. Por isso, temos que adotar todas as medidas necessárias para preservá-lo”, pontuou Cassandra Figueiredo. O Cine Capitólio deixou de funcionar em 4 de abril de 1999.

 

O projeto – O projeto de revitalização da Prefeitura de Campina Grande tem como objetivo transformar o Cine Capitólio num “espaço multiuso voltado para o lazer cultural”. Ainda este ano, a direção do Iphaep, como representante do Órgão no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Campina Grande (Compac), participou de duas sessões ocorridas nos dias 10 de fevereiro e 16 de abril, para discutir a requalificação do Cine Capitólio.

 

Na ocasião, Cassandra Figueiredo defendeu a utilização do prédio do antigo Cine Capitólio como um espaço multicultural, inclusive tendo votado a favor da referida proposta, contanto que o projeto arquitetônico respeitasse a legislação patrimonial vigente e as deliberações quanto à preservação do patrimônio cultural, tendo como exemplo a consagrada Carta de Veneza – Secom-PB.

 

Blog Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja