....
....
10/11/2015

ENGENHARIA MAL FEITA: Túnel desaba e dois presos morrem soterrados ao tentar fugir de presídio


A direção da Penitenciária Estadual de Alcaçuz confirmou que os corpos de dois presos foram encontrados soterrados nesta segunda-feira (9) dentro de um túnel aberto na maior unidade prisional do estado, localizada em Nísia Floresta, na Grande Natal.

 

O desaparecimento dos detentos do pavilhão 2 foi confirmado após uma contagem feita por agentes penitenciários e homens do Grupo de Operações Especiais (GOE) da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania. Durante a manhã, presos informaram sobre o desabamento de um túnel.


Arlindo de Lima Silva e Rodrigo Nascimento Silva foram encontrados soterrados nesta segunda (9) em Alcaçuz (Foto: Divulgação/Coape)

 

Os presos encontrados mortos foram identificados pela direção como Rodrigo Nascimento Silva, de 29 anos, e Arlindo de Lima Silva, de 30 anos. Os dois cumpriam pena por assalto, de acordo com o diretor da Penitenciária de Alcaçuz, Eider Brito.

 

“O túnel estava sendo cavado no sentido do muro. A estrutura deve ter desabado porque o terreno é arenoso demais, de duna”, afirma Brito. O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) e a Polícia Civil foram chamados para fazer a perícia e iniciar a investigação sobre as mortes.

 

O túnel – Segundo a Coordenadoria de Administração Penitenciária do estado, o túnel é o mesmo que foi descoberto no sábado (7), fato que causou revolta a dos apenados. “A abertura do túnel chegou a ser concretada, mas os presos reabriram o buraco num outro ponto. Na manhã desta segunda, eles tentaram dar continuidade às escavações até acontecer o desmoronamento. Sem ter como voltar, eles tiveram que cavar uma saída ainda dentro da penitenciária. Foi quando fomos avisados que dois deles teriam ficado soterrados”, explicou um agente.

 

Ainda no sábado, logo após a primeira tentativa de fuga ter sido abortada, colchões foram incendiados e grades arrancadas das celas. Amotinados, os internos chegaram a jogar pedras nos policiais militares do Batalhão de Choque, que recuaram.

 

Com a notícia de que o BPChoque não havia conseguido controlar os presos em Alcaçuz, os ânimos no Presídio Provisório Raimundo Nonato, que fica na Zona Norte de Natal, também se exaltaram e os detentos começaram a queimar colchões.

 

Alcaçuz fica em Nísia Floresta, município da Grande Natal. Com capacidade para 640 presos, possui atualmente pouco mais de 1 mil apenados. Duzentos somente no pavilhão 2. O sistema penitenciário do Rio Grande do Norte possui atualmente 8.000 presos para 3.700 vagas. Em razão da superlotação, das 33 unidades prisionais, 12 foram interditadas pela Justiça e não podem receber novos detentos. A lista inclui a Penitenciária Estadual de Alcaçuz – G1.

 

Blog Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja