....
....
05/12/2015

Raimundo Lira destaca garantia de investimentos para estruturar Porto de Cabedelo, aeroportos e estradas paraibanas


Com base em recentes projeções feitas no Senado por três ministros do governo Dilma Rousseff (PT), o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) acredita na realização, em curto e médio prazos, de projetos estruturantes que assegurem o avanço do desenvolvimento da Paraíba, bem como o impulso na economia estadual. Os investimentos, segundo Lira, podem estar assegurados após o Congresso votar o projeto do Plano Plurianual 2016–2019 (Projeto de Lei do Congresso Nacional 6/2015).

 

Como relator do Ministério dos Transportes no Orçamento 2016, Lira articulou a liberação de recursos para a modernização do Porto de Cabedelo, a ampliação e estruturação dos aeroportos da Paraíba e a completa ampliação da malha viária do Estado. A visão otimista de Lira em relação à ampliação do porto de Cabedelo decorre de informação repassada pelo ministro da Secretaria de Portos, Helder Barbalho.


O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) está lutando - e já apresentou emenda para garantir recursos - para duplicar a BR 230 entre Campina Grande e Cajazeiras

 

O Ministro apresentou um diagnóstico do setor portuário e a projeção para 2015-2042, prazo final das atuais concessões em processo de licitação. Em curto prazo, até 2018, os objetivos principais são melhoria da produtividade do sistema, reduzir o tempo de espera, modernizar a gestão dos portos, auto sustentabilidade financeira e adequar acessos aquaviários, além de aumentar a capacidade das instalações portuárias, o aproveitamento e modernização das áreas e incentivar a navegação de cabotagem.

 

A fala do ministro reforça uma das bandeiras de Lira no Senado, que é a defesa da revitalização e modernização do Porto de Cabedelo. Lira também está empenhado na construção, nas proximidades do Porto de Cabedelo, de um porto pesqueiro internacional e de um estaleiro para a manutenção da frota internacional que navega pelo Atlântico, além da construção e manutenção de navios pesqueiros.

 

Em recente audiência com o ministro Helder Barbalho, Raimundo Lira falou da importância do equipamento que, quando estiver em pleno vapor, terá condições de impulsionar a economia da Paraíba. O ministro garantiu empenho para criar as condições necessárias à execução de obras de modernização e ampliação do porto.

 

Aviação Regional – Raimundo Lira também reafirmou o seu empenho para estruturar e assegurar o desenvolvimento da aviação regional. Ele revelou que tem trabalhado em Brasília na busca de recursos para reestruturar os aeroportos nordestinos, principalmente os paraibanos, além de criar novos equipamentos, em outras regiões.

 

Para isso, Raimundo Lira conta com apoio do ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha. Na visita que fez essa semana ao Senado, Padilha sugeriu a mesma solução para as obras de infraestrutura nas outras áreas do setor de transporte e defendeu ainda aprofundamento da parceria com o setor privado.

 

Duplicação da BR 230 – No que se refere às estradas, Lira está lutando para duplicar a BR 230 entre Campina Grande e Cajazeiras. Ele elogiou a qualidade das rodovias federais na Paraíba, o que a torna uma importante rota de transporte de cargas. Lira disse contar com o empenho do Ministério dos Transportes para duplicar o trecho.

 

Como relator do orçamento no Ministério dos Esportes, e membro da Comissão Mista do Orçamento (CMO), Raimundo Lira colocou emenda para viabilizar a duplicação. Na audiência que teve no Senado esta semana, a secretária executiva do Ministério dos Transportes, Natalia Marcassa de Souza, confirmou que o programa de investimento em logística em rodovias prevê cerca de 3,5 mil quilômetros duplicados em cinco anos - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja