....
....
16/12/2015

Aprovado por unanimidade projeto de Raimundo Lira que destina mais dinheiro para revitalização do Rio São Francisco


A Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional do Senado Federal (CDN) aprovou recentemente, por unanimidade, o Projeto de Lei 429/15, do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), que aumenta a compensação financeira, em três pontos percentuais, pela exploração de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O projeto será votado em turno suplementar na próxima semana.

 

De acordo com a matéria, estados e municípios deverão investir o equivalente a 6% da contribuição em ações de preservação das matas ciliares e das nascentes. Na discussão da matéria, durante a votação, a inciativa de Raimundo Lira foi bastante elogiada. Tanto que acabou sendo ampliada para beneficiar outros rios brasileiros. O relator da matéria na comissão, senador Otto Alencar (PSD-BA) elogiou a iniciativa, tendo o seu voto acompanhado por todos os senadores da comissão.


Na Comissão de Desenvolvimento Nacional do Senado Federal, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) lembrou que as obras da transposição avançam e que, atualmente, cerca de 10 mil trabalhadores e 3.500 máquinas estão atuando na obra

 

No caso específico do Rio São Francisco, o projeto estabelece a elevação do percentual pago pelo uso dos recursos hídricos de 0,75% para 2%, a serem divididos entre o Ministério de Meio Ambiente (MMA) e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os recursos deverão ser utilizados exclusivamente em ações de revitalização do rio.

 

Revitalização permanente - Presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do São Francisco, Raimundo Lira sempre defendeu a revitalização do Velho Chico. O projeto apresentado por ele, e aprovado na CDN, garante o fortalecimento do rio e diminui sua degradação.

 

No entendimento do senador paraibano, o Rio São Francisco precisa ser revitalizado para levar água para mais de 12 milhões de nordestinos, distribuídos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte. Raimundo Lira, que participou da sessão nesta quarta-feira, agradeceu aos colegas senadores por aprovar de forma unânime o seu projeto, e reafirmou a importância da revitalização do Rio São Francisco.

 

“Minha preocupação é de que tenhamos recursos de forma permanente para a revitalização do Rio São Francisco. Eu, outro dia, assisti um documentário a respeito da revitalização do Mississipi. Lá existe um processo de revitalização que começou em 1910 e, desde então, esse trabalho é feito todos os dias, nunca parou um dia nesse processo permanente de revitalização do Rio Mississipi. Então, o que o homem usa, tem que dar em troca a recuperação da natureza, para que esses bens sejam permanentes e sejam também úteis para o Brasil e as próximas gerações”, destacou Raimundo Lira.

 

Ele demonstrou felicidade em saber que a Paraíba será o estado nordestino mais beneficiado com a transposição e detalhou a luta para incluir o Eixo Piancó no projeto. “Estou muito feliz porque a Paraíba será, dos quatro estados nordestinos, o mais beneficiado. Estamos trabalhando também para fazer uma nova frente (...), criando o Eixo Piancó, que vai beneficiar também a Paraíba e o estado do Rio Grande do Norte”.

 

Obra avança – Raimundo Lira lembrou que as obras da transposição avançam e que, atualmente, cerca de 10 mil trabalhadores e 3.500 máquinas estão atuando na obra. “Eu visitei a obra com o Ministro Occhi, a obra continua. Hoje, por exemplo, tem quase dez mil trabalhadores na obra. Algumas pessoas acham que ela está parada, mas não está. Ela está num ritmo. O governo está investindo, em média, R$ 250 milhões por mês, tem 3.555 máquinas hoje trabalhando, grandes, médias e pequenas. Portanto, é uma obra importante e que, se tudo der certo, no final de 2016 ou no primeiro trimestre de 2017 teremos água do Rio São Francisco nos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará”, finalizou o parlamentar paraibano - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja