....
....
21/12/2015

Reportagem especial da Rádio Senado destaca projeto de Raimundo Lira que garante mais recursos para revitalização de rios


Ações para revitalização dos rios deverão ter mais recursos, segundo estabelece o Projeto de Lei do Senado (PLS 429/2015), de autoria do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), aprovado pela Comissão Especial do Desenvolvimento Nacional (CEDN). O projeto aumenta em 3% a Compensação Financeira pela utilização de recursos hídricos em aproveitamentos hidroelétricos.

 

O objetivo inicial da proposição foi obter mais dinheiro para investir na revitalização do Rio São Francisco, mas a ideia de Lira foi considerada tão boa que acabou sendo ampliada para favorecer outros rios brasileiros. A proposta foi destaque de uma reportagem especial de Nara Ferreira, da Rádio Senado.


Para o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), o Rio São Francisco precisa ser revitalizado para levar água para mais de 12 milhões de nordestinos, distribuídos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte

 

Com a inclusão de todos os rios brasileiros, estados e municípios deverão investir 6% da contribuição em ações de preservação de matas ciliares e das nascentes. No caso específico do Rio São Francisco, o projeto estabelece a elevação do percentual pago pelo uso dos recursos hídricos, de 0,75% para 2%. Como a decisão foi terminativa, a matéria segue diretamente para análise na Câmara dos Deputados.

 

Agenda Brasil – Segundo a Rádio Senado, a matéria é mais um projeto da Agenda Brasil com votação concluída. Essa pauta especial de projetos resultou de articulação entre o presidente do Senado, Renan Calheiros, e os líderes partidários, para fazer avançar matérias com potencial para estimular o desenvolvimento econômico.

 

Em relação aos aproveitamentos hidrelétricos no São Francisco, as receitas derivadas das compensações serão divididas entre o Ministério do Meio Ambiente e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Os recursos deverão ser utilizados exclusivamente em ações de revitalização do rio.

 

Na discussão da matéria, durante a votação, a iniciativa de Raimundo Lira foi bastante elogiada. Tanto que acabou sendo ampliada para beneficiar outros rios brasileiros.

 

Transposição – No entendimento de Raimundo Lira, o Rio São Francisco precisa ser revitalizado para levar água para mais de 12 milhões de nordestinos, distribuídos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte, através da transposição. Na sessão que aprovou a matéria, Raimundo Lira agradeceu aos colegas senadores pela unanimidade na votação e reafirmou a importância da revitalização do Rio São Francisco.

 

“Minha preocupação é de que tenhamos recursos de forma permanente para a revitalização do Rio São Francisco. Eu, outro dia, assisti um documentário a respeito da revitalização do Mississipi. Lá existe um processo de revitalização que começou em 1910 e, desde então, esse trabalho é feito todos os dias, nunca parou um dia nesse processo permanente de revitalização do Rio Mississipi. Então, o que o homem usa, tem que dar em troca a recuperação da natureza, para que esses bens sejam permanentes e sejam também úteis para o Brasil e as próximas gerações”, destacou Raimundo Lira - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja