....
....
27/12/2015

Chuvas de Natal garantiram 85 mil metros cúbicos de água nova em Boqueirão. Previsão é de chuvas com raios no início de 2016


Teve gente que esperou bem mais. Porém, as chuvas que caíram na bacia hidrográfica do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, na véspera e no dia de Natal, significaram apenas 85 mil metros cúbicos de água nova no manancial. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba – AESA, que faz o monitoramento diário dos açudes paraibanos.

 

Segundo a AESA, no dia 24 de dezembro, véspera do Natal, Boqueirão estava com 51.983.000 metros cúbicos de água armazenada. No dia seguinte, 25, dia de Natal, o manancial acordou com 52.068.000 metros cúbicos, ou seja, um aumento no volume armazenado de 85 mil metros cúbicos de água nova.


Segundo a AESA, o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, recebeu 85 mil metros cúbicos de água nova, entre a véspera e o dia de Natal

 

Foi quase nada, mas, pelo menos, significou entrada de água, num açude que vinha perdendo volume diariamente, seja pela evaporação, seja para abastecer Campina Grande e cidades do Compartimento da Borborema.

 

O problema é que, no dia seguinte, dia 26, o açude voltou a perder água e amanheceu com o mesmo volume da véspera do Natal. Ou seja: a água que entrou com as chuvas natalinas garantiu, em tese, um dia de abastecimento para Campina Grande e para as demais cidades que recebem água de Boqueirão.

 

Previsão otimista – Se o ano está sendo finalizado com chuvas na região de Boqueirão, mesmo que sejam chuvas fracas, a previsão é de que elas continuem nos primeiros dias de 2016. De acordo com site Clima Tempo, o mais pesquisado do país em termos de previsão de chuvas e de temperaturas, os últimos dias de 2015 e os primeiros de 2016 serão de chuvas na região que congrega a bacia hidrográfica de Boqueirão.

 

Inclusive, para o dia primeiro de janeiro de 2016, a previsão é de chuvas fortes, com a incidência de raios na região.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja