....
....
10/01/2016

Fim da reeleição, defendida pelo relator da Reforma Política, Raimundo Lira, será destaque no Senado na volta do recesso


A proposta defendida pelo senador Raimundo Lira (PMDB-PB) do fim da reeleição para govenadores, prefeitos e presidente da República ganhará força no Senado na volta do recesso parlamentar. Segundo reportagem da Rádio Senado, alguns líderes de partidos já se convenceram de que a tese defendida por Lira tem fundamento, e por isso, já querem que o Senado agilize a votação da PEC, já aprovada na Câmara dos Deputados, que acaba com a reeleição.

 

Em entrevista à Rádio Senado, Raimundo Lira defendeu o fim da reeleição, com uma ressalta: “(Devemos) manter o que a Câmara aprovou, logicamente, permitindo a reeleição para aqueles prefeitos e governadores que foram eleitos com o direito legal de pleitear a reeleição”, disse o relator da proposta de Reforma Política.


Em entrevista à Rádio Senado, o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) defendeu o fim da reeleição

 

O fim da reeleição deve ser analisado primeiramente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e depois pelo Plenário do Senado, onde foi aprovada, no final do ano passado, Proposta de Emenda à Constituição relatada por Lira que abre prazo para troca de partidos políticos. Raimundo Lira explicou que em 2015 só havia consenso para que fosse votado o artigo da PEC que trata da “janela eleitoral”.

 

Posição Firme – Desde que assumiu o mandato, o senador Raimundo Lira vem defendendo a proposta. Em pronunciamento na Tribuna, ele se manifestou contra a reeleição para prefeito, governador e presidente, e pediu o apoio dos colegas.

 

Na sua opinião, se a reeleição continuar a valer no Brasil, é preciso haver previsão legal para que o governante renuncie ao mandato seis meses antes do pleito, para se candidatar novamente. Ele defende ainda mandatos de cinco anos para o Executivo.

 

Raimundo Lira lembrou que, no seu primeiro mandado de senador, quando foi constituinte, defendeu o mandato de cinco anos. A Emenda apresentada pelo parlamentar paraibano chegou a ser aprovada no Senado, mas depois os parlamentares modificaram o texto para quatro anos.

 

Para Lira, a reeleição é uma tragédia para o País, pois gera gastos e torna desigual o processo eleitoral. “Sou contra a reeleição como princípio. Uma das bandeiras da oposição nas eleições de 2014 foi acabar com a reeleição e ser a favor do mandato de cinco anos. Isso foi o que eu defendi em 1988” observou Raimundo Lira - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja