....
....
14/01/2016

Estudante de 21 anos fratura a coluna e sofre lesão na medula ao fazer “abdominal invertido” em academia de ginástica. Ela está na UTI


O Conselho Regional de Educação Física de São Paulo (CREF4/SP) vai investigar o acidente com a estudante Marcelle Mendes Mancuso, de 21 anos, que fraturou a coluna depois de sofrer um acidente durante a prática de abdominal invertido em uma academia no bairro Redentora, em São José do Rio Preto (SP).

 

De acordo com o coordenador do Departamento de Orientação e Fiscalização do CREF4/SP, Valdir Fregolon, foi instaurado um Processo Ético Disciplinar para apurar as responsabilidades dos envolvidos no acidente. "Pelo o que já vimos publicado na imprensa, possivelmente tiveram alguns erros que vamos apurar. Um agente foi enviado à cidade e irá levantar todas as questões necessárias, principalmente as responsabilidades disso."


Marcelle fraturou coluna após acidente em academia, em São José do Rio Preto (Foto: Reprodução/Facebook)

 

Ele explica que algumas das questões a serem avaliadas são se a estudante tinha atestado médico para a prática dos exercícios físicos e se o profissional de educação física a orientava no momento do acidente. "Perante nosso Código de Ética, vamos apurar se ele foi criterioso e se zelou pela integridade física do usuário."

 

Conforme o resultado, segundo Fregolon, o profissional poderá responder por processo ético e terá a sanção aplicada, que pode ser desde a aplicação de multa até a cassação do registro profissional. "Seguimos alguns passos de conduta que serão averiguados para apurar o nível de responsabilidade que o profissional de educação física teve sobre o caso."

 

Segundo o advogado Eder Fasanelli, um dos responsáveis pela academia Brasil Fitness, todas as informações sobre o acidente serão repassadas ao CREF4/SP. "Estamos à disposição para atender ao Conselho. Nossa preocupação é com a recuperação da Marcelle", diz.

 

Entenda o caso – O acidente foi no sábado (9), mas o pai da jovem registrou boletim de ocorrência na segunda-feira (11). De acordo com o registro policial, Marcelle fazia abdominal invertido, em que o aluno fica pendurado pelos pés de cabeça para baixo, quando a cinta que a prendia estourou e ela caiu de cabeça no chão. A jovem foi hospitalizada e ficou internada na UTI do Hospital de Base, com fratura na quinta vértebra e lesão na medula.

 

A assessoria de imprensa do Hospital de Base, onde ela está internada, afirma que a família da jovem proibiu a divulgação de qualquer informação sobre o quadro clínico dela. O hospital informou apenas que ela está quarto e que o estado de saúde é estável.

 

De acordo com o advogado da academia, Eder Fasanelli, a jovem usou um aparelho que não é recomendável para a prática do exercício. “Ela fazia o abdominal invertido em um aparelho que serve para fazer ‘rosca’ de braço. Nem tem cinta para prender os pés lá. Geralmente, quem faz esse abdominal faz com personal [trainer], porque fica de cabeça para baixo.”

 

O responsável nega que tenha havido falha no equipamento ou no procedimento adotado pela academia. "Ela chegou lá e foi fazer o exercício sozinha. Aquela cinta não é para aquilo, não foi um professor nosso que indicou aquela cinta para aquele aparelho. Não houve absolutamente nada de falha de serviço ou de execução de serviço. Foi um acidente e, graças a Deus, o professor estava por perto, havia médicos treinando e ela teve um atendimento rápido. Agora, estamos preocupados com o pronto restabelecimento dela.”

 

O advogado diz que, por causa do acidente, cogita proibir este exercício na academia. “Já não é recomendado e, agora, realmente pensamos em tornar proibido, porque depois de 10 anos de funcionamento esta é primeira vez que ocorre algo deste tipo” – G1.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja