O WhatsApp deixará de cobrar a anualidade de US$ 1, afirmou
nesta segunda-feira (18) um dos criadores e presidente-executivo do aplicativo,
Jan Koum, durante a conferência Digital-Life-Design (DLD), em Munique, na
Alemanha. "Estamos felizes de anunciar que o WhatsApp não irá mais cobrar
taxa de assinatura."
O ucraniano aproveitou para anunciar também que o serviço de
mensagem chegou a 990 milhões de usuários em todo o mundo – há dois anos, no
mesmo evento, Koum anunciava que o app atingia a marca de 430 milhões.
O WhatsApp vai começar a enveredar pelo ramo empresarial, formando grupos para bate papo entre empresas e clientes
Até agora, o download do WhatsApp é gratuito, mas seu uso é
pago. Os usuários têm de desembolsar US$ 1 para arcar com a anualidade,
gratuita no primeiro ano.
"Conforme crescemos, descobrimos que essa abordagem não
funcionou bem. Muitos usuários do WhatsApp não têm cartão de débito ou crédito
e ficavam preocupados em perder acesso a seus amigos e família após seu
primeiro ano", disse Koum. "Nós não queremos que ninguém tenha sua
comunicação cortada por causa de um problema de cartão de crédito."
Sem reembolso – As
cobranças cessarão imediatamente, mas as ferramentas de pagamento poderão
demorar algumas semanas para serem removidas de todas as versões do aplicativo.
No Brasil, os anúncios do serviço para Android, iOS e Windows Phone ainda
exibiam a informação sobre a anualidade.
Segundo o site “Re/Code”, o WhatsApp não reembolsará as
pessoas que já fizeram os pagamentos.
Planos de ganhar
dinheiro – Koum afirmou que o app continuará evitando publicidade e spam,
mas buscará um modelo de negócio para conectar pessoas e negócios.
“Começando este ano, nós iremos testar ferramentas que
permitam usar o WhatsApp para se comunicar com empresas e organizações”,
explicou. E deu exemplos: “Isso pode significar falar com seu banco sobre se
uma transação recente é fraudulenta ou com uma empresa aérea sobre um voo
atrasado”.
“Nós todos recebemos essas mensagens em qualquer lugar hoje
– por meio de mensagens e ligações –, então queremos testar novas ferramentas
para que isso seja mais fácil de fazer pelo WhatsApp”, disse Koum.
Perto de 1 bilhão –
Koum esperava anunciar em Munique que o WhatsApp chegou a 1 bilhão de usuários.
Teve de se contentar com 990 milhões. "Por um lado, esse é um número
enorme", afirmou o executivo à revista "Wired". "Por outro
lado, é um pouco embaraçoso. Nós ficamos longe só por 10 milhões."
O aplicativo de bate-papo foi vendido para o Facebook no
começou de 2014 em uma transação fechada por US$ 22 bilhões. Na época, o
presidente-executivo da rede social, Mark Zuckerberg, afirmou que o chat era a
única ferramenta, além de seu site, que tinha potencial para bater a marca
bilionária.
No ano passado, o Facebook, que já tem 1,5 bilhão de
usuários, anunciou ser acessado diariamente por 1 bilhão deles. Com o WhatsApp,
no entanto, ainda não foi dessa vez, Mark – G1.
Portal Carlos Magno
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