....
....
19/01/2016

VÍDEO: Chuvas aumentam na região de Campina Grande e Boqueirão pega 170 mil metros cúbicos de água nova em 24 horas


Contrariando as previsões feitas no ano passado, 2016 começou com chuvas fortes em toda a Paraíba. No sertão, por exemplo, choveu em algumas cidades, em apenas uma semana, a média histórica de todo o mês de janeiro. Em João Pessoa, nas últimas 24 horas, também choveu o equivalente a 30 dias de chuvas.

 

No chamado Compartimento da Borborema e no Cariri as chuvas também vieram com força, mostrando que tem fundamento a tese dos meteorologistas de que um novo sistema, inesperado, começou a operar e mudou as previsões pessimistas feitas em 2015, o que não deixa de ser uma excelente notícia (Veja matéria, clique AQUI).


Foto: Ilustração/Arquivo

 

Mas todas as chuvas que começaram a cair na semana do Natal e que estão caindo até hoje não foram suficientes, ainda, para gerar uma boa carga de água nova no Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e outras cidades da região.

 

Apenas no dia de Natal, conforme atestou a AESA – Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba, houve uma pequena carga de 85 mil metros cúbicos de água nova em Boqueirão (Veja matéria clicando AQUI).

 

O problema é que os pequenos reservatórios que ficam no “caminho” para encher o Rio Taperoá e, consequentemente, gerar água nova em Boqueirão, estavam secos. Mas agora, segundo informações que vem da imprensa caririzeira, eles estão todos cheios e a possibilidade de uma carga de água nova considerável no Epitácio Pessoa é questão de dias.

 

Nas últimas 24 horas, por exemplo, Boqueirão pegou 170 mil metros cúbicos de água nova – ou, aproximadamente, 2 centímetros de sua lâmina de água. No monitoramento feito pela AESA, Boqueirão tinha, no dia 18 de janeiro de 2016, 49.939.000 metros cúbicos de água armazenada; no dia 19 de janeiro de 2016, 24 horas depois, o monitoramento apontou 50.109.000 – 170.000 metros cúbicos a mais.

 

É pouco, muito pouco ainda. Mas já é um indicativo de que a possibilidade de sairmos da situação de preocupação para um patamar mais confortável é real. Até porque, agora, as previsões passaram a ser otimistas.

 

Veja, abaixo, vídeo com as chuvas registradas nas últimas 24 horas em Campina Grande – que chegaram, inclusive, a gerar problemas e pontos de alagamento em alguns bairros da cidade.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja