....
....
17/02/2016

Criador da Comissão de Assuntos Econômicos no Senado brasileiro, Raimundo Lira foi homenageado no retorno à Casa


Em pleno exercício do segundo mandato no Senado Federal, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) revelou detalhes de como criou, na década de 80, a poderosa Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado brasileiro. Os detalhes foram revelados pelo senador paraibano durante entrevista na qual relatou como se deu o seu retorno ao Senado, em fevereiro do ano passado.

 

Lira disse que foi muito bem recebido pelos colegas senadores, e ressaltou que chegou ao Senado com uma história e a experiência de quem já havia ocupado uma Cadeira através do voto. “No Senado, fui recebido de braços abertos por todos os senadores, como se fosse um veterano. O meu caso é o único do Brasil. Ou seja, um senador que chegou como suplente, mas que tinha assumido integralmente o mandato pelo voto”.


O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi o único parlamentar a presidir a CAE por duas vezes, cargo que exerce atualmente, de forma interina

 

Em relação à criação da CAE, Raimundo Lira revelou que, no período da elaboração da Constituição de 1988, ele foi pessoalmente aos Estados Unidos, onde passou 15 dias colhendo informações sobre a poderosa comissão americana. Lira contou que, ao voltar ao Brasil, após os 15 dias nos EUA, criou a CAE, em seu primeiro mandato, com base no modelo da Constituição americana.

 

“Comissão Poderosa” – Segundo Raimundo Lira, a CAE dos EUA tem poderes especiais para aprovar a presidência do Banco Central e do Tribunal de Contas, além de aprovar empréstimos internacionais. Lira, então, copiou o modelo dos EUA e implantou no Congresso Nacional brasileiro.

 

O senador paraibano foi o único parlamentar a presidir a CAE por duas vezes, cargo que exerce atualmente, de forma interina. Segundo Lira, ao longo de todo esse tempo, a CAE tem dado uma grande contribuição para o desenvolvimento econômico do País.

 

Raimundo Lira lembrou que, após assumir o mandato, em fevereiro de 2015, já na primeira semana foi indicado para a vice-presidência da CAE e, na primeira reunião da Comissão, foi homenageado pelos colegas parlamentares. Na homenagem, os senadores fizeram questão de destacar que Lira foi o responsável pela estruturação e criação da CAE.

 

“Na primeira reunião da Comissão de Assuntos Econômicos eu fui homenageado por todos, por ter sido o criador da CAE, no período da Constituição. Fui o único parlamentar a presidir por duas vezes essa importante comissão, e estou exercendo pela terceira vez o cargo, agora de forma interina” revelou.

 

Por conta dessa experiência, Raimundo Lira presidiu, no ano passado, 25 Sessões no Senado, além de receber a relatoria mais importante do Orçamento Geral da União, que é a relatoria do Ministério dos Transportes. Ele também foi escolhido como o senador com mais experiência para compor a Agenda Brasil, tendo, inclusive, aprovado um dos seus projetos, que cria recursos para a revitalização permanente do Rio São Francisco - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja