....
....
18/02/2016

Pastor é suspeito de planejar morte de “irmãos” que saíram da igreja, fundaram novo templo e levaram maioria dos fiéis


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) apresentou denúncia à Justiça contra o pastor Edimar Brito e outros dois homens, suspeitos de matar a também pastora e professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Marcilene Oliveira Sampaio, e a prima dela, Ana Cristina, na cidade de Vitória da Conquista-BA. A informação foi divulgada ao G1, nesta quarta-feira (17), pelo promotor de justiça José Junceira, responsável pela denúncia.

 

O crime ocorreu em janeiro deste ano. As duas mulheres foram mortas a pedradas. O pastor Edimar e os outros dois suspeitos, Fabio de Jesus Santos, 34 anos, e Adriano Silva dos Santos, 36, já foram presos pela polícia.


O pastor Edimar Brito (no centro) e outros dois homens são suspeitos de matar a também pastora e professora da Universidade Estadual da Bahia (Uneb), Marcilene Oliveira Sampaio, e a prima dela, Ana Cristina

 

De acordo com a investigação, o crime teria sido motivado por vingança, após as vítimas, que eram colegas do pastor suspeito, terem saído da igreja dele, depois de um desentendimento, para fundar um novo templo, e levado a maioria dos fiéis. O marido da professora morta, Carlos Eduardo de Souza,  era outro alvo dos criminosos, mas conseguiu escapar após ser espancado.

 

Os três suspeitos foram denunciados pelo MP-BA por duplo homicídio triplamente qualificado - por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa das vítimas.

 

"Foram denunciados Edimar, Fábio e Adriano. Edimar foi o idealizador de todo o crime, organizou o grupo de criminosos, porque teve esse desentendimento com as vítimas e teria perdido os fiéis. Fábio conduziu o carro usado no crime, que era dele mesmo, e deu apoio moral.  Enquanto Adriano, pelo que consta nos autos do processo, foi quem desferiu as pedradas nas vítimas. Ainda não ficou claro se o pastor também participou da execução. A gente sabe que ele estava presente no momento do crime", disse o promotor José Junceira.

 

O promotor também informou que solicitou à Polícia Civil uma investigação mais detalhada para entender o porquê do marido da pastora também não ter sido morto junto da companheira e da prima dela. "No caso do Carlos Eduardo, eu devolvi o inquérito para a polícia para saber por que ele não foi morto também.  Devolvi para a polícia continuar investigando. Também falta a conclusão de alguns laudos para esclarecer por completo o que ocorreu no dia do crime. Mas que os três [suspeitos presos] têm participação na ação não resta dúvida", destacou.

 

O advogado também afirmou que a defesa entrará nesta semana com um pedido de revogação da denúncia. "A denúncia não significa que temos provas definitivas e acabadas. As provas só existem quando há o contraditório e a ampla defesa, e isso ocorrerá na fase de instrução processual. A defesa continua afirmando negativa de autoria e por isso vamos entrar com pedido de revogação. Caso o juiz negar, iremos pedir um habeas corpus para que Edimar possa responder ao processo em liberdade. Ele não tem conduta delitiva e nem passagens pela polícia", afirmou. O G1 não conseguiu contato com os advogados dos outros suspeitos.

 

Crime – O pastor Edimar Brito negou o crime ao ser conduzido para a delegacia. Ele foi preso após sete dias de buscas da polícia, no município de Ibicuí, a cerca de 130 quilômetros de Conquista. Ele também disse ter sido agredido por Adriano dentro do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista. A informação foi divulgada pelo advogado do pastor, Antônio Rosa. Os outros dois homens apontados como comparsas foram presos logo depois do crime.

 

Os corpos de Marcilene e Ana Cristina foram encontrados em uma estrada que liga a cidade de Conquista ao município de Barra do Choça.

 

A professora, o marido e Ana Cristina tinham acabado de sair da igreja, na noite de terça-feira (19), e estavam a caminho do sítio onde moram, quando o carro em que estavam apresentou um defeito na estrada que liga ao município de Barra do Choça.

 

Carlos Eduardo disse à polícia que desceu do veículo e abriu o capô para verificar o que tinha acontecido quando foi abordado por três homens que chegaram em outro carro. Entre os suspeitos estava o pastor Edimar, apontado como mandante do crime.

 

O marido da professora morta, Carlos Eduardo de Souza, era outro alvo dos criminosos, mas conseguiu escapar após ser espancado. Segundo a polícia, a intenção dos criminosos era matar toda a família no sítio em que as vítimas residiam. A suspeita é de que Marcilene e os parentes já estavam sendo seguidos desde o momento em que deixaram a igreja.

 

A prima da pastora, Ana Cristina Sampaio, 37 anos, morava no estado de São Paulo e estava na Bahia para descansar após enfrentar a morte da mãe, conforme disse o cunhado dela, Mizael Moreira – G1.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Católicos de Campina Grande terão espaço próprio para realizar ECC e outros encontros da igreja