....
....
25/02/2016

Professores da rede municipal em Campina Grande já estão em greve: “só queremos que se cumpra a lei”


Os professores da rede municipal de Campina Grande já estão em greve. Na última quarta-feira (24) eles decidiram, por maioria, que devido ao não atendimento dos pleitos da categoria, iriam paralisar todas as atividades até que propostas concretas sejam feitas por parte Secretaria de Educação.

 

Os servidores do magistério assumiram essa posição por não encontrar outra alternativa, já que várias reuniões foram realizadas, promessas foram feitas e no fim a situação continua a mesma e estes profissionais continuam tendo perdas salariais consideráveis. Está programada também uma aula pública para a próxima segunda-feira (29), em frente a Secretaria de Administração, para explicar a população de Campina Grande os motivos que levaram a greve.


Está programada uma aula pública para a próxima segunda-feira (29), em frente a Secretaria de Administração, para explicar a população de Campina Grande os motivos que levaram a greve

 

De acordo com o sindicato dos servidores, a atual gestão da Prefeitura de Campina Grande tem tirado a hora aula e priorizado o prestador de serviço em detrimento aos efetivos; tem tirado o soninho dos concursados e concedido aos prestadores; não vem pagando as progressões, enquanto a lei determinava que até dezembro do ano passado todos os professores deveriam ser reenquadrados, não aconteceu e não há sequer perspectiva de pagamento.

 

Além disso, de acordo com os servidores, o reajuste do piso foi anunciado, mas de acordo com a proposta, só entraria em vigor a partir de maio e não seria retroativo, o que foi prontamente refutado pelos profissionais. Por fim, há relatos de salas superlotadas com mais de 43 alunos, enquanto o Plano Municipal de Educação determina um número máximo de 25. “Portanto, é um conjunto de direitos equivocadamente tirados dos trabalhadores que os obrigou a essa decisão”, diz o sindicato.

 

A direção do SINTAB destaca que a secretária tem dialogado, compareceu inclusive à referida assembleia para apresentar a proposta do governo municipal. “O problema é que não há resolutividade, não há sequer um documento garantindo que o piso seria aplicado. Tudo que os professores pedem é que se cumpra a lei, pois licença prêmio é lei, aposentadoria é lei, o piso é lei e o pagamento dos níveis é lei”.

 

O diretor de comunicação do SINTAB, Napoleão Maracajá, salientou que a paralisação na educação em Campina Grande atinge os 100%. “Lamentavelmente, não houve nenhum avanço daqueles que são os pontos principais, como as progressões, que hoje estão suspensas. A proposta verbal da secretária, de que pagaria o reajuste a partir de maio, sem documento e sem garantir que iria pagar retroativo a primeiro de janeiro, não agradou a categoria. Em virtude disso, só restou aos trabalhadores a continuidade desse movimento” disse – Assessoria.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem que “morreu” de infarto acorda no próprio velório, abre os olhos, mexe os braços e causa tumulto