....
....
26/02/2016

Na tribuna, Lira parabeniza CNBB pela Campanha da Fraternidade e cita nossas responsabilidades com a “Casa Comum”


O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) exaltou o tema da Campanha da Fraternidade 2016, durante pronunciamento no Plenário do Senado. Ele parabenizou a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e todas as igrejas cristãs participantes da Campanha da Fraternidade deste ano que, em caráter ecumênico, chama a atenção para os problemas da falta de água e de saneamento básico no país.

 

Lira exaltou o poder de mobilização das igrejas e lembrou que, com o tema, “Casa Comum, Nossa Responsabilidade”, a CNBB espera que as questões do saneamento, da água e do meio ambiente recebam mais atenção dos governantes.


O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) chamou a atenção para os problemas enfrentados pela população brasileira, no que se refere ao acesso à água tratada e ao saneamento básico, principalmente em seu estado, a Paraíba

 

- O poder de conscientização e de mobilização das igrejas é fundamental para incentivar o uso responsável dos recursos naturais e para exercer o controle social sobre a elaboração e a execução dos planos municipais de saneamento básico. Só assim, com a participação de todos, seremos capazes de encontrar saídas para que a água limpa se torne acessível a todos os brasileiros – destacou o senador paraibano.

 

Religiões Unidas – Para Raimundo Lira, a CF 2016 cruza fronteiras e “vai além do proselitismo, que transcende uma expressão religiosa específica e que constitui clara manifestação de que o diálogo inter-religioso é não apenas possível e desejável, mas necessário, para que possamos promover a justiça e a paz social. E esta demonstração de harmonia e convivência entre as religiões já seria digna de nosso profundo reconhecimento, mas a iniciativa é ainda mais louvável” elogiou o Senador paraibano.

 

Lira disse que, nestes 40 dias que precedem a Páscoa, é preciso haver a construção de uma ‘Casa Comum’ “ justa, sustentável e habitável por todos os seres aqui do nosso País”, lembrando o tema da CF 2016, inspirado em um versículo do Livro de Amós (“Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca”).

 

Nossos problemas – Ele chamou a atenção para os problemas enfrentados pela população brasileira, no que se refere ao acesso à água tratada e ao saneamento básico, principalmente em seu estado, a Paraíba. “Esse quadro é ainda mais desafiador quando falamos do meu estado, a Paraíba. Quase um quarto da população de meu estado, 1 milhão de pessoas, ainda não tem acesso à água tratada e apenas 24,54% dos domicílios paraibanos tem coleta de esgoto, dos quais, apenas 1/3 é tratada”.

 

O Senador citou preocupação com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti, destacando que a campanha ajuda a sensibilizar a população e autoridades. “Essa é uma convocação que não podemos ignorar. A mudança climática, a crise hídrica, a pandemia de dengue, zika, chikungunya – os males ambientais que afligem todos nós – têm no saneamento básico um denominador comum, um ponto de interseção, uma de suas principais causas e uma evidente solução” - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem que “morreu” de infarto acorda no próprio velório, abre os olhos, mexe os braços e causa tumulto