....
....
29/02/2016

Vigilância Sanitária autua a própria Prefeitura por focos de dengue. Se essa moda chega por aqui...


A Vigilância Sanitária autuou a própria Prefeitura de Serrana (SP) por encontrar larvas do mosquito Aedes aegypti em um prédio em obras da Secretaria Municipal de Saúde.

 

Criadouros foram vistos na última semana na sede do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), fechado desde o ano passado para reformas, devido a problemas estruturais.

 

"Iniciamos nosso trabalho deste ano motivados por um decreto de emergência do próprio Executivo municipal e vamos executar nossas ações em todos os prédios da cidade", disse o diretor da Vigilância, Guilherme Montanari.


Criadouros foram vistos na sede do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), fechado desde o ano passado para reformas, devido a problemas estruturais

 

A secretária municipal de Saúde, Mirian Marcelan, afirma que as larvas foram retiradas e o local tem sido monitorado para que se evitem criadouros do mosquito transmissor da dengue.

 

Anteriormente, a Vigilância Sanitária, que tem utilizado drones na fiscalização nos imóveis, também autuou os Correios e a Fundação Hemocentro pelo mesmo problema.

 

A Fundação Hemocentro informou que o prédio passou por limpeza nos dias 3, 5 e 17 de fevereiro, que o telhado foi consertado e que a próxima visita está marcada para terça-feira (1º). Os Correios comunicaram que a empresa se posicionará assim que o levantamento for concluído.

 

Prédio em obras – No ano passado, a Vigilância interditou o prédio onde funcionava o Centro de Especialidades Odontológicas por falta de estrutura física, documental e de procedimentos operacionais.

 

Segundo Guilherme Montanari, o estabelecimento não possuía licenciamento sanitário e registro no Conselho Regional de Odontologia. Sem manutenção, parte dos telhados estava quebrada e, os equipamentos, sem conserto.

 

"Não havia a manutenção de equipamentos, quantidade de equipamentos, parte de pintura, parte de telhados, parte hidráulica. Ele não demonstrava condições de funcionar", afirmou.

 

Mas, no decorrer das obras de adequação, os agentes de fiscalização encontraram focos do mosquito da dengue na última semana.

 

Com os telhados quebrados, chuvas recentes inundaram o prédio e danificaram ainda mais os equipamentos e móveis guardados. Fotos tiradas pela equipe mostram macas e cadeiras manchadas por água e, no chão, inúmeras larvas e ovos do Aedes aegypti.

 

"Nessa manutenção, verificamos que a secretaria não se atentou às normas e padrões básicos de segurança à saúde das pessoas e ali se desenvolveram diversos focos do mosquito, com larvas, ovos."

 

Secretaria da Saúde – Segundo a secretária municipal de Saúde, toda a manutenção do prédio é feita diariamente e equipes da Saúde e da Vigilância Epidemiológica têm monitorado diariamente o local para evitar novos focos.

 

Mirian também disse que, durante as chuvas, os equipamentos elétricos estavam cobertos, mas foram prejudicados pela intensidade do temporal e já foram levados para conserto.

 

O prazo para entrega da obra, de acordo com ela, é de 90 dias. "O prédio continua sem o telhado porque está em reforma. Será trocada toda a fiação elétrica e por isso está demorando um pouco a cobertura total do prédio", afirmou – G1.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


-Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem que “morreu” de infarto acorda no próprio velório, abre os olhos, mexe os braços e causa tumulto