....
....
22/08/2013

Vital vai ao presidente da Infraero pedir providências para que ILS do Aeroporto de Campina Grande comece a funcionar


O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) participou de reunião na tarde desta quarta-feira (21) com o presidente da Infraero, Antônio Gustavo Matos do Vale, na sede da empresa, em Brasília. Na oportunidade, o presidente disse que não medirá esforços para a plena funcionalidade do equipamento de auxílio à navegação (ILS), instalado no Aeroporto Presidente João Suassuna, em Campina Grande, graças a sua atuação, da deputada federal Nilda Gondim (PMDB-PB) e do ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo.

 

“Ontem (21) recebi a garantia do presidente Gustavo Vale de que não ele não medirá esforços para que o ILS funcione dentro do período mais curto possível, tendo seus empecilhos técnico-burocráticos resolvidos com urgência, pois os voos noturnos são impossibilitados devido ao grande risco que o aeroporto sofre sem o monitoramento por instrumento”, disse Vital do Rêgo.
 
Senador Vital e Presidente da Infraero Gustavo Vale

 

O presidente da Infraero disse que era inadmissível que um equipamento tão caro e que foi instalado graças a um esforço tão grande de Vitalzinho, Veneziano e da deputada Nilda Gondim ainda não tivesse começado a operar. Ele parabenizou o trabalho que Vital vem realizando no Senado e ressaltou que irá envidar esforços para o atendimento do pleito.

 

“Acredito que seja de muita importância para a Paraíba a plena funcionalidade do aparelho, que já está instalado no aeroporto de Campina Grande. Farei o possível para que em breve ele seja aprovado nos testes técnicos que ainda faltam, para, assim, proporcionar maior segurança nos pousos e decolagens no aeroporto”, destacou Vale.

 

Superintendência em Campina - Quem também ressaltou a importância do equipamento para a cidade foi o superintendente do aeroporto João Suassuna, Nilton José da Silva. Ele disse que o ILS conquistado pelo senador Vital, a partir do seu pleno funcionamento, tornará o aeroporto de Campina Grande base para outros aeroportos da região, inclusive de João Pessoa. “O equipamento conquistado pelo senador já está instalado, faltando apenas testes técnicos da aeronáutica”.

 

Recentemente o Ministério da Aeronáutica confirmou que o ILS instalado em Campina Grande é o mais moderno do mundo. A informação foi confirmada pelo Brigadeiro do Ar e Coronel Aviador Rui Chagas Mesquita, Chefe de Relações Institucionais da Aeronáutica.  Segundo ele, depois do ILS de Campina Grande, o segundo ILS mais moderno do mundo será instalado no Rio de Janeiro.

 

“O ILS que o Senador Vital conseguiu para o aeroporto de Campina Grande é o mais moderno que há no mercado mundial e o único, hoje, em todo o planeta, a operar com vinte antenas”, confirmou ele, disse Rui. O sistema DVOR-DME é um auxílio de curto alcance, via rádio, que permite ao piloto determinar sua posição, a orientação em rota, além de possibilitar a execução de procedimentos de aterrissagem em aeroportos que contam com esse tipo de auxílio. O DVOR-DME vai permitir a melhoria dos níveis de segurança nas operações de pouso e decolagem, reduzindo as restrições operacionais e permitindo um maior desempenho do aeroporto.
 
Do Blog Carlos Magno, com Assessoria