....
....
15/03/2016

Ricardo lança programa “Alô Mãe”, exclusivo da Paraíba, que monitora saúde de gestantes durante pré-natal


O governador Ricardo Coutinho, acompanhado da vice-governadora Lígia Feliciano e da secretária de Saúde, Roberta Abath, lançou, nesta segunda-feira (14), o programa Alô Mãe – Sala de Monitoramento da Gestante, no Espaço Cultural. O objetivo do programa, exclusivo do Governo da Paraíba, é acompanhar, por meio de ligações telefônicas rotineiras, o processo de cuidado no pré-natal das gestantes e das crianças no primeiro ano de vida, em todo o Estado. Para isso, foram investidos R$ 300 mil na compra de equipamentos e R$ 40 mil no custeio (recursos próprios).

 

Durante visita à sala do Alô Mãe, o próprio governador Ricardo Coutinho ligou para uma gestante de Princesa Isabel e explicou sobre o programa. Em entrevista à imprensa, disse que é imprescindível a parceria com os municípios, responsáveis pelo pré-natal.


Além de Ricardo Coutinho, participaram do lançamento do Alô Mãe o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e o presidente da Codata, Kroll Jânio, empresa do estado que desenvolveu o sistema do programa


“O Alô Mãe surge em função de uma realidade muito dura, que é o grande número de morte materna. Por conta de uma série histórica de problemas, o pré-natal deixa muito a desejar. Esta mulher com quem falei, por exemplo, já está no oitavo mês de gravidez e ainda não sabe onde vai fazer o parto. É preciso que os municípios vejam o programa como uma grande colaboração na redução da mortalidade materna”, ressaltou.

 

O governador disse ainda que fica feliz por ter a oportunidade de entregar à população um serviço tão útil, em tempos de crise, e, ainda por cima, com recursos próprios. “Com o Alô Mãe, o governo demonstra um grande respeito pelo dinheiro do povo, pois, proporcionalmente, temos a maior rede de hospitais do país, com 33 unidades, e a menor renda per capita do SUS. Por isso, minha alegria por uma iniciativa como essa é mostrar ao resto do país que a Paraíba serve de exemplo como gestão pública”, concluiu.

 

Também participaram da solenidade de lançamento do programa Alô Mãe gestores e técnicos da Saúde e de outras pastas, o presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e o presidente da Codata, Kroll Jânio. A Codata foi a empresa do estado que desenvolveu o sistema do programa – Secom-PB.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone