....
....
17/03/2016

Vereador cobra fiscalização nos Estacionamentos Privados para garantir vagas para idosos e pessoas com deficiência


A Câmara Municipal de Campina Grande aprovou, por unanimidade, na última Sessão Ordinária os requerimentos 154 e 155, de autoria do vereador Olimpio Oliveira, nos quais é solicitada a fiscalização nos Estacionamentos Privados, por parte da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), para garantir a reserva de vagas para os veículos que transportem idosos e pessoas com deficiência.

 

Segundo o vereador, a Lei Federal nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso, estabelece a obrigatoriedade de se destinar 5% (cinco por cento) das vagas nos estacionamentos para serem utilizadas exclusivamente por idosos.


O vereador Olimpio Oliveira denunciou que raramente as leis federais que garantem percentual de vagas para idosos e pessoas com deficiência são observadas pelos Estacionamentos Privados de Campina Grande


Por outro lado, a Lei Federal nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, determina a reserva de vagas para os veículos que transportem pessoas com deficiência e que as vagas devem equivaler a 2% (dois por cento) do total, garantida, no mínimo, 1 (uma) vaga devidamente sinalizada e com as especificações de desenho e traçado de acordo com as normas técnicas vigentes de acessibilidade.

 

O vereador Olimpio Oliveira denunciou que raramente essas leis são observadas pelos Estacionamentos Privados de Campina: “É um absurdo que um direito tão básico seja negligenciado em nossa cidade. Afinal, não estamos tratando de privilégios para os idosos nem para as pessoas com deficiência, pois quando a lei determina a reserva dessas vagas tem o objetivo de facilitar a convivência social e comunitária dessas pessoas. É uma forma de contribuir para que essas pessoas saiam de casa e fujam do isolamento e até da depressão”, justificou Olimpio – Assesoria.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone