....
....
24/03/2016

Mototaxistas cobram maior fiscalização e denunciam clonagem de moto em Campina Grande


É muito precária a situação do sistema mototáxi em Campina Grande. São mais de três mil motoqueiros transportando passageiros, arruinado o trabalho de 1 mil mototaxistas profissionais, devidamente regulamentados pelo Poder Público Municipal. A opinião é Isaque Noronha, Assessor Jurídico do Sindicato dos Mototaxistas Regulamentados de Campina Grande, entidade filiada ao COMTRANSLEGAL-  Comitê de Defesa do Transporte Legal de Passageiros de Campina Grande.

 

De acordo com Isaque Noronha, os motoqueiros que fazem transporte ilegal de passageiros circulam diariamente sem que nenhuma providência seja tomada por parte do órgão gestor, no caso a STTP, para impedir a ilegalidade.


Mototaxistas regulamentados, como estes da foto acima, estão sendo prejudicados pelos clandestinos, segundo denúncia do Sindimoto

 

Segundo ainda Isaque Noronha, o sindicato da categoria já foi declarado vencedor em um mandado de segurança que obriga a STTP a realizar no mínimo três blitzens por semana, mas o órgão recusa-se a cumprir a determinação judicial.

 

Com o agravamento da crise financeira, muitas pessoas desempregadas estão se aventurando por prestar esse tipo de serviço na ilegalidade. O SINDMOTO denuncia que a situação chegou ao ponto de os motoqueiros abrirem centrais de atendimento clandestinas e instalarem telefones colocando o falso serviço à disposição da população campinense, inclusive, ocupando espaços midiáticos oferecendo o serviço.

 

Outra irregularidade comum é verificada facilmente no centro da cidade, onde se constata uma invasão das vagas destinadas aos motociclistas particulares pelos “mototaxistasclandestinos.

 

O Assessor Jurídico do SINDMOTO revela que existe um “acordo” com os agentes responsáveis pela zona azul que permitem que os motoqueiros ilegais coloquem suas motos nas vagas destinadas aos particulares. “Assim acabam transformando o local em “praça” de clandestinos, Afirma Noronha”.

 

A concorrência desleal está estabelecida, uma guerra é travada a cada dia na disputa pelo passageiro. A situação chegou ao ponto de os clandestinos abrirem uma cooperativa para explorar o serviço, com um agravante: estão clonando a numeração dos mototaxistas regulamentados, bem como falsificando os coletes autorizados pelo órgão gestor, denuncia o sindicato.

 

Outro grande problema da categoria denunciado pelo sindicato diz respeito às tarifas cobradas pelo serviço. Enquanto os regulamentados cobram os valores definidos pelo Conselho Municipal de Transportes Públicos, os “motoqueiros clandestinos” cobram valores mais baratos, o que se torna um atrativo a mais nessa desleal disputa.

 

Os mototaxistas cadastrados na STTP são obrigados a manter em ordem suas motocicletas, que são vistoriadas periodicamente, além de cursos que são exigidos e uma vasta documentação, o que não é exigido dos ilegais.

 

Com essa concorrência desleal e predatória, muitos profissionais têm abandonado o serviço, conforme dados do SINDMOTO – Assessoria.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone