....
....
03/04/2016

Senador Raimundo Lira apresenta projeto para reduzir prejuízos causados ao País pelo contrabando


O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi à tribuna recentemente, detalhar o Projeto de Lei do Senado (PLS 85/2016), de sua autoria, que tramita na Casa e visa reduzir os prejuízos que o contrabando acarreta ao País. Na semana passada, ele e a senadora Ana Amélia (PP-RS) também ocuparam a tribuna para abordar o assunto, apresentando, com dados estatísticos, o tamanho do prejuízo que esta atividade ilícita acarreta aos cofres públicos.

 

Na oportunidade, eles mostraram que, só em 2015, o Brasil perdeu, de receita, cerca de R$ 115 bilhões – volume 15% maior, em relação ao ano de 2014. “E nós apresentamos um projeto visando a redução deste problema”, destacou Raimundo Lira.


Para o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), o contrabando deve ser reprimido e combatido com mais eficiência e eficácia, porque é nocivo, ao mesmo tempo, ao Erário, às empresas brasileiras, a seus empregados e aos consumidores 


Ele lembrou que o contrabandista prejudica o País no que se refere à geração de novos empregos, a investimentos de novos empreendimentos e à perda de receita da União, dos Estados e dos Municípios. E, pela legislação atual, a pena para o contrabandista preso e condenado vai de 2 a 5 anos de reclusão. O projeto promove uma equivalência da pena do contrabandista com a do traficante de drogas.

 

Na semana passada a imprensa nacional mostrou que, ao ser preso, descobre-se que um contrabandista já havia sido detido até seis vezes. O motivo, segundo Lira, é que a punição é muito leve. “Portanto, compensa transformar aquele delito numa atividade rotineira e permanente, por parte das quadrilhas que, muitas vezes, são respaldadas por corporações econômicas que enriquecem à custa do empobrecimento do País”.

 

Pelo projeto, a pena para o contrabandista passa a ser de 5 a 15 anos, acrescida de multa. Além disso, a matéria propõe que ela seja aumentada de um sexto a um terço, se o contrabando é praticado mediante transporte aéreo, marítimo ou fluvial. “É que esse tipo de contrabando é próprio das grandes organizações econômicas. Portanto, merece um acrescimento de pena, porque somente as grandes quadrilhas tem condições de usar aviões e barcos para o transporte do contrabando”, justificou Lira.

 

O senador paraibano acrescentou que o contrabando deve ser reprimido e combatido com mais eficiência e eficácia, porque é nocivo, ao mesmo tempo, ao Erário, às empresas brasileiras, a seus empregados e aos consumidores. “Todo mundo perde. Só os contrabandistas ganham. O consumidor perde porque compra um produto falsificado, sem garantia e, muitas vezes, também perde o emprego, porque as fábricas brasileiras são fechadas. E a União, os Estados e os Municípios perdem a receita tributária” - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone