....
....
04/05/2016

Boqueirão atinge menos de 10% da sua capacidade e gera preocupação com metais pesados e algas tóxicas na água


O Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão) atingiu no último domingo um volume menor que 10% da capacidade total. Ele faz parte de uma estatística de 32 reservatórios que estão em observação, ou seja, com volume abaixo de 20%.

 

O diretor de operações da Cagepa, José Motta Victor, disse que a Companhia ainda precisa identificar qual é o índice de vórtice correto do açude. “Mudança na operação somente quando o açude atingir o ponto de vórtice, que ainda não sabemos qual é”.


O doutor em Recursos Hídricos da UFCG, Carlos de Oliveira Galvão, alertou para a concentração de metais pesados e a floração de algas potencialmente tóxicas, as cianobactérias, que são venenosas

 

Inicialmente, a Cagepa estimou que o ponto de vórtice seria atingido em outubro do ano passado, mas os equipamentos continuam captando água sem dificuldade. O índice é o ponto em que a captação passe a ser por flutuantes.

 

Para o doutor em Recursos Hídricos da Universidade Federal de Campina Grande, Carlos de Oliveira Galvão, as medidas de contensão que poderiam ser tomadas já estão em prática. A maior preocupação agora, com o açude em nível tão baixo, seria a qualidade da água. “Neste momento o que tem que se fazer é a vigilância permanente e sistemática da qualidade da água. Precisamos ter água disponível, mas de qualidade”.

 

Por estar atingindo um volume tão baixo, existe a preocupação não só com a concentração de metais pesados, mas com a floração de algas potencialmente tóxicas, as cianobactérias, que são venenosas, explicou Galvão. Outra coisa que chama atenção do especialista é a chamada “injustiça hídrica”, que acontece em períodos de racionamento – Assessoria.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


- Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone