....
....
05/05/2016

Projeto de Lira que prevê revitalização permanente do São Francisco foi criado a partir da identificação de falha no rio


O Senador Raimundo Lira (PMDB-PB) afirmou, em recente entrevista à imprensa paraibana, que o projeto de sua autoria que prevê recursos para ações permanentes de revitalização do Rio São Francisco foi criado a partir de uma falha no rio, identificada logo que ele assumiu a presidência da Comissão Temporária de Acompanhamento das Obras de Transposição e Revitalização do São Francisco.

 

Raimundo Lira disse que, após assumir a presidência da comissão, passou a estudar mais profundamente o Rio São Francisco e o projeto de integração das bacias (transposição). Ele disse que, durante os estudos, percebeu a possibilidade de redução drástica da capacidade de fornecimento de água da transposição para os quatro estados beneficiados (Paraíba, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte), a longo prazo.


O Projeto de Lei 429/15, de Raimundo Lira, aumenta a compensação financeira, em três pontos percentuais, pela exploração de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco 


“Eu identifiquei uma falha muito grande na capacidade de fornecimento de água para a transposição, que é a possibilidade de, daqui a 20 ou 25 anos, o rio São Francisco ser, como por exemplo, o Rio Jaguaribe, que é considerado o rio mais seco do mundo. A situação o rio São Francisco é uma situação de degradação, principalmente no que se refere às suas nascentes e aos seus afluentes”, afirmou Raimundo Lira.

 

Diante desse quadro, o parlamentar disse que foi buscar na revitalização permanente do Rio Mississipi, nos Estados Unidos, um modelo que pudesse ser adaptado ao Rio São Francisco e, daí, surgiram as bases para a criação do Projeto de Lei de sua autoria.

 

“Eu peguei o modelo de revitalização do rio Mississipi, um rio que tem uma navegação intensa, uma função estratégica nos EUA, e essa revitalização teve início em 1910, quando foram criados um sistema e uma estrutura de revitalização permanente, sete dias por semanas, 365 dias por ano, desde 1910”, afirmou o parlamentar paraibano.

 

Projeto já aprovado – O Projeto de Lei 429/15, de Raimundo Lira, aumenta a compensação financeira, em três pontos percentuais, pela exploração de recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. A matéria, incluída na chamada “Agenda Brasil”, que relaciona os projetos mais importantes em tramitação no Congresso Nacional, já foi aprovada na Comissão de Desenvolvimento Nacional – CDN.

 

A CDN foi criada a partir da união de senadores experientes para analisar os projetos mais importantes na Casa, na chamada Agenda Brasil. “E eu tive a sorte de um dos meus projetos, esse especificamente, ser escolhido e aprovado pelo Senado Federal”, disse Lira - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Mãe confessa como matou o filho: “Paulistinha agarrou ele pelas costas e Xana golpeou de faca; eu ainda vi ele ciscando”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone