....
....
25/05/2016

Presidente da Comissão do Impeachment, Raimundo Lira reafirma que processo no Senado pode terminar antes das eleições


O presidente da Comissão Especial Impeachment do Senado Federal, Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), e o relator da comissão, senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) estiveram reunidos recentemente com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Ricardo Lewandowski, para discutir assuntos relacionados a esta nova etapa do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff,

 

De acordo com Lira, nessa fase será analisado o mérito da denúncia e a intenção é de que o julgamento final da presidenta Dilma ocorra antes das eleições municipais de outubro, portanto, antes do prazo de 180 dias em que a presidenta poderá ficar afastada do governo. O calendário, no entanto, não é fixo. Isso porque a cada tomada de decisão da comissão pode haver a apresentação de recursos ao presidente do STF.


O presidente da Comissão Especial Impeachment do Senado Federal é o Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), e o relator da comissão é o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG)

 

Matéria publicada na Agência Brasil informa que, segundo o rito que está sendo usado, o mesmo que culminou com o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello, a cada decisão do colegiado, as partes interessadas terão cinco dias para apresentar recurso questionando a decisão.

 

“Ele (o prazo) não pode ser curto a ponto de prejudicar a defesa da presidente da República nem tão longo que crie dois problemas para o país: o primeiro é que coincidiria com o período das eleições municipais; o segundo que criaria uma ansiedade por parte da sociedade. Não vamos encurtar a ponto de parecer, de dar a impressão de açodamento, nem vamos alongar a ponto de criar dificuldades para o país”, disse Lira.

 

Na fase de pronúncia ocorrerá a produção de provas e de alegações e vai culminar com o parecer da pronúncia, que entenderá se houve ou se não houve o crime de responsabilidade. Esse parecer será votado pela comissão e, se aprovado pela comissão, será votado pelo plenário - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone