....
....
28/05/2016

ESTUPRO COLETIVO: Acusados pegaram em peso. Polícia Federal, Ministério da Justiça e ONU querem punição aos 33 acusados


O caso da adolescente de 16 anos estuprada por 33 homens chocou o mundo. Talvez os acusados não imaginassem que o ato de tamanha barbárie tivesse a repercussão que está tendo. A verdade é que a ONU, a Polícia Federal e até o Ministério da Justiça entraram no caso e querem punição exemplar para os acusados.

 

O presidente da República em exercício, Michel Temer, anunciou nesta sexta-feira (27) a criação de um departamento na Polícia Federal para coordenar o combate a crimes contra a mulher.

 

Por meio de sua conta no Twitter, ele repudiou "com a mais absoluta veemência" o estupro coletivo da adolescente de 16 anos, cometido por 33 homens.


A adolescente de 16 anos foi estuprada no sábado (21) numa comunidade da Zona Oeste do Rio. "Todas podemos um dia passa e por isso. Não, não doi o útero e sim a alma", escreveu a jovem

 

"Vamos criar um departamento na Polícia Federal tal como fiz com a delegacia da mulher na Secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Ela vai agrupar informações estaduais e coordenar ações em todo país", escreveu o presidente em exercício.

 

De acordo com a assessoria de Temer, ele pretende contar com a atuação de mulheres nesse trabalho. Além disso, o presidente em exercício está verificando como será o formato da área, que terá uma estrutura dentro do Ministério da Justiça para coordenar o combate ao crime contra a mulher.

 

Crime 'bárbaro' – Temer classificou o crime no Rio como "bárbaro". "Repudio com a mais absoluta veemência o estupro da adolescente no Rio de Janeiro. É um absurdo que em pleno século 21 tenhamos que conviver com crimes bárbaros como esse", afirmou.

 

Ele escreveu que o governo está "mobilizado" para punir "com rigor" os autores do estupro e da divulgação do ato.

 

"Nosso governo está mobilizado, juntamente com a Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro, para apurar as responsabilidades e punir com rigor os autores do estupro e da divulgação do ato criminoso nas redes sociais", disse.

 

O presidente em exercício afirmou que o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, convocou reunião com os secretários de segurança pública de todo país para esta terça-feira (31). "Tomaremos medidas efetivas para combater a violência contra a mulher", afirmou.

 

Ministro da Justiça – Mais cedo, o ministro da Justiça já havia divulgado uma nota à imprensa em que repudiava "veementemente o hediondo crime praticado contra uma adolescente de 16 anos". Segundo ele, "o estupro representa a maior violência à dignidade da mulher e deve ser duramente reprimido".

 

Moraes colocou a pasta à disposição da Secretaria de Segurança do Rio para ajudar nas investigações. Ele informou ainda que o tema da violência contra a mulher será discutido em uma reunião com os secretários estaduais na próxima terça-feira (31).

 

Repercussão – A presidente afastada Dilma Rousseff também manifestou repúdio ao crime. "Presto minha total solidariedade à jovem, menor de idade, estuprada por vários homens no Rio de Janeiro. Além de cometerem o crime, os agressores ainda divulgaram fotos e vídeos da vítima, desacordada, na internet. Uma barbárie", afirmou.

 

"Mais uma vez reafirmo meu repúdio à violência contra as mulheres. Precisamos combater, denunciar e punir este crime", escreveu Dilma em seu perfil no Twitter.

 

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia divulgou uma carta. "Não pergunto o nome da vítima: é cada uma e todas nós mulheres e até mesmo os homens civilizados. que se põem contra a barbárie deste crime, escancarado feito cancro de perversidade e horror a todo o mundo", afirmou.

 

"Nosso corpo como flagelo, nossa alma como lixo. (...) É o que pensam e praticam os criminosos que haverão de ser devida e rapidamente responsabilizados", escreveu Carmen Lúcia.

 

O crime – A adolescente de 16 anos foi estuprada no sábado (21) numa comunidade da Zona Oeste do Rio. Em depoimento à polícia, ela disse que foi até a casa de um rapaz com quem se relacionava havia três anos e que esteve a sós com ele na casa.

 

Depois, a menina disse que acordou no domingo, em outra casa, na mesma comunidade, com 33 homens armados com fuzis e pistolas. Ela disse que estava dopada e nua.

 

A garota retornou para casa na terça-feira (24). A família teria perguntado à garota o que aconteceu, mas ela não revelou nada. Os familiares só souberam do estupro na quarta-feira (25), quando fotos e vídeos exibindo a adolescente nua, desacordada e ferida foram compartilhados na internet pelos agressores, que ironizavam o crime.

 

Na quinta-feira (26), a adolescente foi ao médico e tomou um coquetel para evitar doenças sexualmente transmissíveis. A Secretaria Municipal de Saúde disse que ela vai ter acompanhamento psicológico.

 

Ela usou as redes sociais para fazer um desabafo: "Todas podemos um dia passa e por isso. Não, não doi o útero e sim a alma por existirem pessoas cruéis sendo impunes!! Obrigada ao apoio", escreveu a adolescente na manhã desta sexta (27).

 

A polícia já identificou e solicitou a prisão de quatro homens e pede que qualquer pessoa que tenha informações sobre um dos suspeitos de participação no crime entre em contato com o Dique-Denúncia pelo telefone (21) 2253-1177 – G1.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone