....
....
05/06/2016

ARTIGO: “Por que Maria é chamada de Mãe da Misericórdia?”, por Anderson Ramalho


Sempre leio o capitulo 1º de São Lucas, entre versículos 26 e 38, a Anunciação do anjo Gabriel a Maria Santíssima, e me deparo com três óticas ou explicações acerca da Misericórdia da Mãe Maria.

 

A primeira ótica é a explicação da Graça. Maria é cheia de graça e a palavra graça releva beleza e indulgência, ou seja, a beleza do perdão, e Maria é cheia de graça. Aliás, nenhuma outra criatura de Deus tem esse título de "cheia de graça", só nossa mãe Maria.


 

A segunda ótica está situada na obediência, pois Maria é obediente em tudo. Ela confia fielmente na ação de Deus, se entrega, como diz Santa Catarina de Sena: "a humildade alimenta a obediência. Aquele que é humilde, é obediente", e Nossa Senhora aceita a missão de ser mãe do Cristo, mesmo sabendo dos perigos e desafios que a cercavam.... Mas ela disse ‘Sim’.

 

A terceira ótica se encontra na Serventia. O versículo 38 do Evangelho citado diz que Maria respondeu ao anjo desta forma: "Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a Tua palavra". Que resposta linda da jovem Maria ao Anjo Gabriel. Isto sim é ser "SERVA''.

 

Como aprenderíamos sobre humildade e misericórdia se enxergássemos Maria como exemplo de Cristão! Ela se coloca como "Escrava" da vontade de Deus e isso é abrir o coração à sua Misericórdia de uma forma sublime. Que se faça a vontade de Deus Pai e não a minha.

 

São esses os três trechos de Misericórdia que enxergo em Maria Santíssima. As três óticas, a da Graça, a da obediência e da serva. Com certeza, em toda a história da humanidade ninguém atingiu tão alto grau de entendimento e de amor a Deus, só Tu, mãe de Jesus, foste e sempre serás vaso incorruptível de misericórdia e Paz, de amor e Alegria, pois o próprio amor te escolheu para ser sua Mãe e, assim, partilhar com ele as suas graças e sua Misericórdia!

 

Roga por nós, Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Viva a Maria! Viva a Mãe de Jesus e nossa Mãe!

 

Anderson Ramalho! Totus Tuus Mariae!


Anderson Ramalho (na foto, com a esposa, Fabiana) tem Especialização em Ciências da Religião com ênfase em Teologia Bíblica; e é coordenador do Ministério Extraordinário da Comunhão Eucarística - MECE da Catedral Diocesana de Nossa Senhora da Conceição, em Campina Grande

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone