....
....
08/06/2016

Com relatório favorável de Raimundo Lira, CAE aprova indicação de Ilan Goldfajn para o Banco Central


Com relatório favorável do Senador Raimundo Lira (PMDB-PB), a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, por 19 votos a favor e 8 contrários, a indicação do economista Ilan Goldfajn para a presidência do Banco Central.  O nome agora segue para análise do Plenário e será confirmado se obtiver o voto da maioria simples dos senadores.

 

Antes disso, o indicado terá um encontro com o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ilan Goldfajn considerou “factível” a volta do crescimento da economia em 2017, desde que sejam aprovadas as reformas propostas pelo governo ao Congresso Nacional. Ele foi sabatinado por mais de quatro horas na CAE.


Ilan Goldfajn disse na CAE ser a favor da autonomia do Banco Central, não da independência total. Para ele, o governo deve traçar seus objetivos e a autarquia precisa ter liberdade técnica e operacional para alcançá-los

 

O economista disse aos senadores da CAE que a inflação está no “caminho de retorno” para o centro da meta fixada pelo Conselho Monetário Nacional, de 4,5% ao ano. Para Goldfajn, “esse é o desafio do Banco Central”, que ele espera ser vencido “num horizonte não muito distante”.

 

Segundo a Agência Senado de Notícias, em vários momentos da sabatina, ele defendeu a manutenção do regime de câmbio flutuante e disse que, nesse mecanismo, “o câmbio não é a âncora”. A âncora, conforme Goldfajn, é “a capacidade de reação do Banco Central a qualquer desvio”.

 

Sobre a atuação do BC, Goldfajn disse ser a favor da autonomia do banco e não da independência total. Para ele, o governo deve traçar seus objetivos e a autarquia precisa ter liberdade técnica e operacional para alcançá-los - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Loja Esplanada encerra atividades em Campina Grande e pede a clientes com pendência para entrar em contato por telefone