....
....
21/06/2016

Oi perde capacidade de pagar dívida de R$ 65,4 bilhões e entra com pedido de Recuperação Judicial. Saiba o que muda para o usuário


A Oi entrou com pedido de recuperação judicial de R$ 65,4 bilhões na segunda-feira (20), a maior da história do Brasil. A empresa de telecomunicações afirmou que o atendimento ao consumidor não mudará até que os problemas financeiros sejam solucionados.

 

O pedido da Oi foi feito na 7ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro após a empresa fracassar nas negociações com detentores de bônus para tentar reestruturar suas dívidas. A companhia é a quarta do País no mercado de telefonia celular.


 

Entenda a recuperação judicial

 

Sancionada em 9 de fevereiro de 2005, a Lei 11.101 regulamenta a recuperação judicial, extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade. Mas como funciona este procedimento?

 

Segundo a advogada especializado em Direito Empresarial, Yemanja Pohl Saccomandi, a recuperação judicial é um processo que pode anteceder a falência de uma empresa.

 

— É um procedimento feito quando a empresa não consegue dissolver suas dívidas e pede um tempo para recuperar as finanças, para poder pagar seus credores.

 

A advogada explica que o processo é um prazo cedido judicialmente. Antes deste período, a empresa apresenta um plano para se recuperar. Desta forma, os credores não poderão tomar medidas judiciais contra a Oi, como processos, por exemplo. Durante este período, é criada uma comissão, com parte dos credores inclusive, para acompanhar a empresa.

 

— Dado este tempo se, eventualmente, a empresa não conseguir liquidar o débito, entrará em falência. Enquanto durar o processo, nada muda para o consumidor – R7.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas