....
....
30/06/2016

Quadros em arte sacra contam a história da Salvação no Parque do Povo, em Campina Grande, dentro do Projeto Fé e Cultura


A réplica da Catedral, que faz parte da cenografia do Parque do Povo durante O Maior São João do Mundo, em Campina Grande, está expondo aos campinenses e turistas que visitam a festa junina campinense uma exposição com obras de arte numa Pinacoteca Sacra. No local estão expostas 15 telas, que retratam passagens bíblicas com pintura a óleo, retratando a Salvação de acordo com o Antigo e o Novo Testamento.

 

As obras são do artista paraibano Joab Rocha, que criou as telas especialmente para o Projeto Fé e Cultura da Diocese de Campina Grande. A Exposição ficará aberta todos os dias desta semana, das 18h às 00h, até o encerramento dos festejos juninos.


A coleção traz obras baseadas em cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, que expressam as percepções do artista sobre a intervenção divina na humanidade

 

A coleção traz obras baseadas em cenas bíblicas do Antigo e Novo Testamento, que expressam as percepções do artista sobre a intervenção divina na humanidade. “A exposição sacra retrata diversos momentos das duas partes que formam a Bíblia Cristã e tem o objetivo de facilitar a compreensão do espectador acerca de passagens bíblicas que remetem à vida dos profetas, do Filho de Deus e da aproximação do poder divino na humanidade”, explica Joab Rocha.

 

O projeto expográfico e a curadoria são assinados por André Oliveira, que faz parte da coordenação do Projeto Fé e Cultura. Segundo André, “as obras são enriquecidas pelo traço autoral do artista, que reúne diversos elementos da pintura para expressar seu olhar acerca das cenas bíblicas. Ele manifesta o seu sentimento religioso e lança um olhar estético sobre a seleção dos trechos bíblicos que inspiram a sua produção sacra”.

 

Para o padre Luciano Guedes, coordenador do Projeto, a fé e a cultura são íntimas, pois são traços históricos comuns de toda e qualquer sociedade. “O Projeto Fé e Cultura vem resgatar o lado religioso da festa mais tradicional da cidade, como também do Nordeste. Nossa intenção é mostrar para as pessoas as riquezas dessa ligação entre a fé e a cultura, que se misturam na composição social”, explica – Codecom/PMCG.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas