....
....
06/07/2016

Vaticano publica renúncia de Dom Aldo Pagotto da Arquidiocese da Paraíba. Dom Genival assume interinamente


O Diário Oficial do Vaticano publicou nesta quarta-feira (06) documento no qual o Papa Francisco anuncia que aceita a renúncia do arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Di Cillo Pagotto. Com isso, Dom Aldo não é mais Arcebispo da Paraíba.

 

Para o lugar dele, segundo informação publicada pelo Portal MaisPB, da capital, o indicado é Dom Genival Saraiva de França. Ele fica no cargo até que o Vaticano nomeie outro Arcebispo.


Dom Aldo Di Cillo Pagotto renunciou ao cargo de Arcebispo da Paraíba. Para o lugar dele o indicado é Dom Genival Saraiva de França, que fica no cargo até que o Vaticano nomeie outro Arcebispo

 

Dom Genival Saraiva de Franca é natural de Alcantil-PB, Bispo Emérito da cidade de Palmares-PE e Vigário Geral da Arquidiocese de Olinda e Recife. Durante muitos anos ele foi padre em Campina Grande, onde atuou nas paróquias de Nossa Senhora da Conceição (Catedral, no Centro) e Nossa Senhora do Rosário (bairro da Prata).

 

Veja abaixo comunicado publicado no site do Vaticano:

 

Cidade do Vaticano (RV) – O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Paraíba apresentada por Dom Aldo di Cillo Pagotto, S.S.S. (Congregação do Santíssimo Sacramento).

 

A renúncia foi aceita em conformidade ao parágrafo 2º do cânone 401 do Código de Direito Canônico.

 

"Cân. 401 —  § 2. Roga-se instantaneamente ao Bispo diocesano que, em virtude da sua precária saúde ou outra causa grave, se tenha tornado menos apto para o desempenho do seu ofício, que apresente a renúncia".

 

De acordo com a Arquidiocese de Paraíba, o Administrador Apostólico nomeado pelo Papa será Dom Genival Saraiva de França, Bispo Emérito de Palmares (PE).

 

Com a renúncia, a Arquidiocese da Paraíba fica vacante até nomeação de um novo Arcebispo.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas