....
....
26/07/2016

Sousatitan: Notícia da nova espécie de dinossauro encontrada na Paraíba repercute e ganha destaque


Paleontólogos da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) encontraram em Sousa, sertão da Paraíba, uma espécie inédita de dinossauro.

 

Através de fragmentos da fíbula, um osso da perna, eles localizaram o que pode ser o titanossauro – herbívoro que viveu na região há cerca de 136 milhões de anos. As informações são da Folha de São Paulo.


O mais antigo dinossauro do período Cretáceo (entre 145 e 66 milhões de anos atrás) recebeu apelido o de Sousatitan – o titã de Sousa, e ainda está sendo analisado com cautela para ser descrito com mais exatidão

 

Os vestígios desse animal pré-histórico estão sendo estudados pela paleontóloga Aline Ghilardi, da UFPE, e podem representar grandes evoluções nas pesquisas que identificam os maiores répteis que viveram naquela região - que é conhecida por abrigar o parque Vale dos Dinossauros, a 438 km de João Pessoa, museu que atraí pesquisadores e turistas de todo o mundo.

 

Segundo o paleontólogo Felipe Pinheiro, existe a probabilidade de encontrar mais ossos por lá. “A descoberta aponta para a possibilidade de acharmos mais osso de animais que deixaram aquelas pegadas”, disse em entrevista à Folha de São Paulo.

 

Sousatitan, o titã de Sousa – O mais antigo dinossauro do período Cretáceo (entre 145 e 66 milhões de anos atrás) recebeu apelido o de Sousatitan – o titã de Sousa, e ainda está sendo analisado com cautela para ser descrito com mais exatidão.

 

De acordo com os cientistas que publicaram um artigo na revista científica “Cretaceous Research", o animal tinha 1,60 m de altura até o quadril e não deveria ter mais que 5,70 de comprimento.

 

Porém, uma análise histológica, mostrou que o osso pertencia a um dinossauro jovem, que morreu antes de se desenvolver completamente. “É possível que um Sousatitã adulto pudesse atingir um tamanho muito maior do que esse”, afirma a paleontóloga Aline – O Povo.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas