....
....
28/07/2016

Alô Paraíba... Cientistas criam máquina que transforma urina em água potável e querem implantá-las em áreas com crise hídrica


Um grupo de cientistas de uma universidade belga encontrou uma maneira de retirar água potável de uma fonte bastante... curiosa, digamos assim. Usando uma máquina desenvolvida por eles, a equipe foi capaz de retirar quase todas as impurezas presentes em nossa urina, bem como outros nutrientes comuns do líquido, transformando-a em água que pode ser bebida normalmente.

 

Segundo o artigo publicado pela Universidade de Ghent, o equipamento consiste em um enorme tanque que coleta a urina e, com a ajuda de uma caldeira movida a energia solar, utiliza um processo de destilação de membrana para se livrar de até 95% da amônia presente no líquido. Os resultados indicam que pelo menos 75% da água de nossa urina podem ser recuperados dessa forma.


Os outros nutrientes da urina são filtrados pelo sistema, como o nitrogênio e o potássio, que serão usados, segundo os pesquisadores, para fazer fertilizantes, o que dá um aproveitamento enorme da urina

 

Outro ponto interessante dessa tecnologia é que ela não desperdiça nem mesmo os outros nutrientes que são filtrados pelo sistema, como o nitrogênio e o potássio. Esses materiais devem ser usados para fazer fertilizantes, o que dá um aproveitamento enorme para algo que normalmente iria, literalmente, apenas descer pela privada.

 

Eficiência comprovada – Se você acha que esse foi apenas o caso de uma tecnologia em estágio experimental, saiba que está bastante enganado. A equipe já teria colocado o aparelho para funcionar durante um festival de música e teatro em Ghent, na Bélgica, e teve resultados extremamente positivos: nos dez dias do evento, a máquina foi capaz de recuperar 1 mil litros de água a partir da urina do público da festa.

 

E o que será feito com toda essa água? Bem, ela será usada na fabricação de uma cerveja. Acredite se quiser.

 

Vale notar que isso tudo, por fim, é apenas o início dos planos da equipe para essa tecnologia. Os cientistas ainda devem criar versões maiores dessa máquina para serem instaladas em aeroportos e outros locais com grande passagem de pessoas, bem como em comunidades rurais e áreas em desenvolvimento onde a água potável não é algo fácil de ser encontrado – TecMundo.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas