....
....
18/08/2016

Associação Comercial de Campina Grande comemora 90 anos com homenagens da Câmara Municipal


A Câmara Municipal de Campina Grande realizou sessão especial em homenagem aos 90 anos de fundação da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande (ACCG). A propositura foi do vereador Lula Cabral. Na oportunidade, a ACCG homenageou o empresário José Carlos da Silva Júnior, em reconhecimento a contribuição dada pelo presidente da Grupo São Braz à entidade empresarial e ao desenvolvimento de Campina Grande.

 

Segundo o presidente da ACCG, Álvaro Barros, a iniciativa do Poder Legislativo Municipal se traduz em um importante momento em homenagem às nove décadas de atuação da Associação Comercial de Campina Grande.


Segundo o presidente da ACCG, Álvaro Barros, a iniciativa do Poder Legislativo Municipal se traduz em um importante momento em homenagem às nove décadas de atuação da Associação Comercial de Campina Grande

 

A História da Associação Comercial

 

Fundada em 02 de dezembro de 1926, a Associação Comercial é a mais antiga entidade de representação empresarial de Campina Grande, sendo, também, a que reúne a maior capilaridade empresarial, congregando empresas do comércio, indústria, serviços, agronegócios, além de profissionais liberais.

 

A história da ACCG está marcada por fatos importantes e se confunde com a trajetória da cidade. A atuação da entidade, ao longo de quase 100 anos, não se limitou apenas aos interesses dos seus associados. O passado da instituição empresarial mostra que ela teve participação decisiva em defesa da cidade, reivindicando melhorias em infraestrutura, em serviços financeiros, de crédito, além de influenciar nas decisões políticas do município.

 

Para o presidente da ACCG, empresário Álvaro Barros, “a irrefreável vocação para o desenvolvimento de nossa cidade encontrou na Associação Comercial o seu instrumento de defesa e expansão”.  Os historiadores costumam delimitar as fases do progresso da cidade em três pontos: do aldeamento até a chegada da primeira estrada de ferro, em 1907; desse acontecimento até a construção de modernas rodovias, sem falar no ciclo do algodão.

 

Álvaro Barros explica que o surgimento da Associação Comercial se deu porque em 1917, os comerciantes de Campina Grande se rebelaram contra o aumento de impostos criado pelo Governo do Estado. Na época, o governo instituiu o chamado Imposto de Indústria e Profissão que penalizava onerando as empresas locais. Esse movimento, segundo os historiadores, teria sido o primeiro passo para a criação da Associação Comercial e a consolidação de Campina Grande como um dos principais centros comerciais do Nordeste – Assessoria.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas