....
....
08/09/2016

Você sabia que é possível recuperar conversas apagadas do WhatsApp que não estejam no backup? Veja como fazer


O WhatsApp é o aplicativo para troca de mensagens mais popular da internet. Devido a sua facilidade de uso ele tem sido adotado como a principal ferramenta de comunicação, e em muitas situações tem sido o substituto as chamadas telefônicas, SMS e e-mail.

 

Embora seja viável usá-lo como o aplicativo de comunicação principal, é preciso levar em consideração que não é uma boa prática armazenar conversas e arquivos importantes no smartphone sem que tenha sido criada uma cópia de segurança. Os dispositivos de armazenamento removíveis são práticos, mas mais propensos a falhas no sistema de arquivos e correm o risco de comprometerem a integridade dos arquivos.


 

O WhatsApp oferece um recurso nativo de criação de backups, porém quando não estiver ativo ou se uma conversa foi apagada acidentalmente antes da realização da cópia de segurança ela dificilmente será recuperada. Nessa coluna serão apresentados métodos para a recuperação de conversas em que não foi possível recuperá-las através da restauração do backup no WhatsApp.

 

Como funciona – A recuperação de arquivos que foram apagados nem sempre é viável, mas quanto mais cedo o procedimento for realizado maiores serão as chances de obter sucesso. Existem programas que verificam setores da unidade que ainda não foram sobrescritos por outros dados. Por conta disso, para que a recuperação seja bem sucedida, o ideal é recorrer ao programa o quanto antes.

 

O Dr. Fone é um programa de recuperação de arquivos apagados no iOS e Android, ele possui um mecanismo que possibilita a varredura em três níveis de análise. Esse recurso é útil pois dependendo do tempo em que os arquivos procurados foram apagados, será preciso executar um processo mais dispendioso. O ideal é começar a verificação com usando a opção 'Procurar arquivos apagados', e dependendo da quantidade de arquivos recuperados será preciso repetir a varredura com a opção 'Modo Avançado'.

 

Nesse caso será necessário mais tempo, e dependendo da capacidade armazenamento do dispositivo essa opção pode demorar horas. É recomendável não usar o dispositivo enquanto o programa de recuperação estiver em execução. A versão de testes permite avaliar a capacidade de recuperação dos arquivos e visualizá-los. Mas para restaurá-los é preciso adquirir a licença.

 

O Gihosoft Data Recovery é um programa com funcionalidades semelhantes ao Dr. Fone, possuí versões para as plataformas Android e iOS. Ele pode servir como alternativa aos leitores que não conseguirem recuperar os arquivos ou conversas usando o Dr. Fone.

 

Embora sejam programas com a mesma finalidade, cada um possui um mecanismo próprio de recuperação de dados e por esse motivo a quantidade de arquivos que poderão ser restaurados pode variar conforme o modelo do aparelho e plataforma. Após a varredura será possível visualizar os arquivos recuperados, mas para restaurá-los será preciso adquirir a licença de uso – G1.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas