....
....
25/09/2016

Equipe da Escola Cidadã Integral de Itabaiana conquista primeiro lugar na Robotec Paraíba


A equipe “Animatrix”, da Escola Cidadã Integral Dr. Antônio Santiago, de Itabaiana, foi a grande vencedora da primeira edição da Competição Paraibana de Robótica – Robotec/PB. A equipe “Robótica Fan”, da Escola Estadual Francelino Alencar Neves, de Itaporanga, ficou com o segundo lugar e a equipe “Fênix”, da Escola Estadual Celso Mariz, da cidade de Sousa, conquistou o terceiro lugar.

 

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, compareceu ao evento juntamente com a secretária de Gestão Pedagógica da Educação, Roziane Marinho. O secretário agradeceu a presença de todos os colaboradores e destacou a inovação do Governo do Estado em realizar uma competição dessas, muito aguardada por todos.


A Robotec/PB envolveu a montagem dos kits tecnológicos de robótica educacional de forma pedagógica, fazendo uso da criatividade e aplicando a utilidade destes no cotidiano, em ciências e tecnologias úteis ao desenvolvimento humano

 

“Essa competição só existe porque está no DNA do governador Ricardo Coutinho implementar, por onde ele passa, esse avanço, na robótica e nas tecnologias da escola. Foi assim na Prefeitura Municipal de João Pessoa e permanece na nossa rede estadual. Quero dizer que isso é só o início, pois esta competição já entrou no nosso calendário”, ressaltou Aléssio Trindade.

 

A primeira edição da Robotec/PB aconteceu na sexta-feira (23), das 10h às 18h, no Mangabeira Shopping, próximo ao Cinépolis, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE). A competição foi organizada pela Gerência de Ensino Médio da SEE e contou com a parceria da Brink Mobil.

 

O evento teve como objetivo realizar uma competição que envolvesse a montagem dos kits tecnológicos de robótica educacional de forma pedagógica, fazendo uso da criatividade e aplicando a utilidade destes no cotidiano, em ciências e tecnologias úteis ao desenvolvimento humano.

 

A temática do evento foi “A Robótica Contra o Aedes”, em virtude dos altos índices de doenças causadas pelo mosquito e para sensibilização da comunidade. Os alunos utilizaram os kits de Robótica Educacional, que já estão em uso nas escolas de Ensino Médio da rede estadual.

 

Assim, os desafios presentes nesse regulamento se assemelharam às recomendações do Ministério da Saúde para o combate ao mosquito. O robô autônomo teve que ser capaz de realizar as tarefas definidas na arena para completar os objetivos.

 

A Robotec/PB também foi um ambiente de aprendizagem possibilitando ao aluno interagir com a prática (montagens) e com o abstrato (questionamentos) para solução de problemas propostos. Foram inscritas 19 equipes compostas por professores e por 57 alunos das 14 Gerências Regionais de Educação (GRE). Participaram alunos da rede estadual de ensino que tinham até 19 anos e cursando o Ensino Médio com bom desempenho geral nas disciplinas da escola.

 

As 14 equipes finalistas receberam certificados por terem se classificado para a Etapa Estadual. Os três melhores trabalhos foram premiados com medalhas, e um brinde da empresa patrocinadora, sendo medalha de ouro para o primeiro lugar, prata para o segundo e bronze para o terceiro – Secom-PB.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas