....
....
21/10/2016

Vereadores de Campina Grande vão debater desassoreamento do Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão


Os vereadores da Câmara Municipal de Campina Grande aprovaram esta semana um requerimento proposto pelo vereador Nelson Gomes para a realização de uma audiência pública que pretende discutir as obras de desassoreamento do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão.

 

O requerimento ainda sugere o convite de representantes dos Governos Federal, Estadual e Municipal para, juntos, buscar soluções que sejam colocadas em prática urgentemente. Além disso, recomenda a participação dos dezenove prefeitos dos municípios que também recebem as águas do reservatório, para que possam disponibilizar equipamentos durante esse trabalho.


Os vereadores aprovaram requerimento proposto pelo vereador Nelson Gomes (à direita) para a realização de uma audiência pública que discutirá as obras de desassoreamento do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão

 

Campina Grande e outras 19 cidades na região da Borborema são abastecidas pelo Açude Boqueirão e estão enfrentando um regime de racionamento desde dezembro de 2014. Atualmente, o volume de água é o pior nível histórico registrado desde a sua fundação, contando com apenas 6% de sua capacidade total.

 

O desassoreamento consiste na remoção de material de sedimentação acumulado trazido durante as cheias. Nesse momento, em que passamos por uma grande estiagem, esse processo é necessário para que seja recuperado o máximo possível da capacidade de armazenamento e, consecutivamente, capte mais volume de água quando as chuvas voltarem.

 

Em sua inauguração no ano de 1957, o armazenamento inicial do açude era de 536.000.000 de m³ e hoje, após 59 anos, essa capacidade foi reduzida para 436.000.000 m³ devido o nível de assoreamento. Para realização dessa obra, foi destinada uma emenda na Câmara de Deputados no valor de 55 milhões – Dirp/CMCG.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas