....
....
22/10/2016

Lira alerta para baixo nível do Açude de Boqueirão e lembra que 178 cidades estão em Estado de Emergência na Paraíba


Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) voltou a chamar atenção para o nível crítico do Açude Epitácio Pessoa (Boqueirão), que abastece Campina Grande e mais 18 municípios do Compartimento da Borborema. Ele lembrou que Boqueirão atravessa a pior crise de sua história, resultado de seis anos de seca.

 

Raimundo Lira destacou que o manancial, projetado há mais de 50 anos pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) para acumular mais de 400 milhões de metros cúbicos de água, já atingiu o seu ‘volume morto’, deixando mais de 1 milhão de paraibanos apreensivos.


O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) lembrou a decretação de Estado de Emergência em 178 municípios paraibanos, devido à seca prolongada, situação que, segundo ele, também deve nos alertar para a importância da questão hídrica

 

Ele lembrou que o açude está com pouco mais de 6% de sua total capacidade de armazenamento e a cada dia tem o nível de água reduzido, por conta do consumo e da evaporação. Este é o pior índice de sua história, o que levou a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) a ampliar o racionamento em Campina Grande e demais cidades abastecidas pelo manancial.

 

178 municípios em Estado de Emergência – Raimundo Lira salientou também a decretação de Estado de Emergência em 178 municípios paraibanos, devido à seca prolongada, situação que, segundo ele, também deve nos alertar para a importância da questão hídrica.

 

O senador refirmou o seu compromisso de ajudar o governador Ricardo Coutinho (PSB) a buscar soluções para minimizar os efeitos da seca. No discurso, Lira fez questão de citar todos os municípios que estão sofrendo os efeitos da estiagem prolongada e que tiveram o estado de emergência decretado pelo Governo do Estado.

 

Raimundo Lira finalizou seu discurso colocando, mais uma vez, o seu gabinete à disposição dos gestores paraibanos e garantiu que continuará sua atuação em busca de recursos federais para socorrer os municípios da Paraíba que sofrem os efeitos da forte estiagem - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a “Maria Suvacão”


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas