-
ALERTA aos Gordinhos... Pesquisa relaciona excesso de peso a 8 tipos de câncer


P┴GINA INICIAL  |  BIOGRAFIA  |  GERAL  |  POL═TICA  |  RELIGI├O  |  POLICIAL  |  ARQUIVO DE NOT═CIAS  |  CONTATO
 




11/11/2016

ALERTA aos Gordinhos... Pesquisa relaciona excesso de peso a 8 tipos de câncer


Uma equipe de pesquisadores identificou oito tipos de c├óncer relacionados ao excesso de peso e obesidade: est├┤mago, f├şgado, ves├şcula, p├óncreas, ov├írio, meningioma (tipo de tumor cerebral), tire├│ide e mieloma m├║ltiplo (c├óncer que afeta um subtipo de células da medula ├│ssea, os plasm├│citos). De acordo com o estudo, a redu├ž├úo de peso no decorrer dos anos pode reduzir o risco de desenvolver esses tipos da doen├ža.

 

A pesquisa é baseada na revis├úo de mais de mil estudos sobre excesso de peso, analisados pela Ag├¬ncia Internacional de Pesquisa do C├óncer (IARC, em ingl├¬s). Os resultados foram publicados no ?The New England Journal of Medicine?.


Na maioria dos tipos de c├óncer listados, os pesquisadores notaram a seguinte rela├ž├úo: quanto maior o ├Źndice de Massa Corporal (IMC), maior o risco de ter um tumor. Homens e mulheres com excesso de peso t├¬m chances semelhantes de desenvolver um c├óncer

 

"A incid├¬ncia de c├óncer devido ao excesso de peso ou obesidade é mais ampla do que se acredita atualmente", disse o especialista em preven├ž├úo do c├óncer Graham Colditz, da Universidade de Medicina de Washington, em St. Louis.

 

Os cientistas dizem que h├í muitas raz├Áes para a obesidade e excesso de peso estarem ligados ao risco de se ter c├óncer: a gordura aumenta o ├şndice de estrog├¬nio, testosterona e insulina, promove inflama├ž├úo, e esses fatores podem levar ao crescimento do tumor.

 

Na maioria dos tipos de c├óncer listados, os pesquisadores notaram a seguinte rela├ž├úo: quanto maior o ├Źndice de Massa Corporal (IMC), maior o risco de ter um tumor. Homens e mulheres com excesso de peso t├¬m chances semelhantes de desenvolver um c├óncer. Os resultados s├úo v├ílidos para todos os continentes.

 

Em 2002, o mesmo grupo encontrou evid├¬ncias suficientes da liga├ž├úo do excesso de peso com o risco de desenvolver c├óncer de c├│lon, es├┤fago, rim, mama e ├║tero. No mundo, estima-se que 640 milh├Áes de adultos e 110 milh├Áes de crian├žas sejam obesas.

 

"Os fatores do estilo de vida, ter uma dieta saud├ível, manter um peso saud├ível e praticar exerc├şcios, além de n├úo fumar, podem ter um impacto significativo na redu├ž├úo do risco de c├óncer", disse Colditz. "Os esfor├žos de sa├║de p├║blica para combater o c├óncer devem se concentrar nisso".

 

?Perder peso é dif├şcil para muitas pessoas", acrescentou. "No lugar de ficar desanimado e desistir, aqueles que lutam para emagrecer poderiam se concentrar em evitar ainda mais ganho de peso." ? G1 / Bem Estar.

 

Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir c├óncer, AVC, ataque card├şaco, artrite e dem├¬ncia, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera como├ž├úo: radialista faz artigo em homenagem a ┬ôMaria Suvac├úo┬ö


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Para├şba receber├í indeniza├ž├úo

- Jovem forja a própria morte para saber “quais pessoas se importariam com sua ausência” e vem a público pedir desculpas






 


 


 
´╗┐Pol├ştica, bastidores da campanha, atua├ž├úo jornal├şstica: veja entrevista de Carlos Magno ao Ponto a Ponto da TV Itarar├ę
 

 

.......................................................


www.carlosmagno.com.br

             Jornalista
 Apresentador
 Comentartista PolÝtico
 Cel. (83) 99993-6070 / (83) 98720-7870
 e-mail:
contato@carlosmagno.com.br
 Facebook: www.facebook/jornalistacarlosmagno
 Twitter: @magnopb
 Instagran: @jornalistacarlosmagno