O Banco do Brasil anunciou nesta segunda-feira (21) que irá
fechar 402 agências em todo o país (veja a lista completa no final da matéria)
nos próximos 12 meses, como parte de seu plano de reestruturação. Para os
clientes das agências que terão suas atividades encerradas, a migração para uma
agência mais próxima será automática: não é necessário realizar qualquer
procedimento, de acordo com o banco.
Em um primeiro momento, o cliente poderá continuar usando
cartões com o número da antiga agência, bem como informar o número ao acessar o
internet banking. A mudança para o novo número será gradativa, e informada pelo
banco em seus canais de atendimento.
Na Paraíba o Banco do Brasil anunciou que vai fechar cinco agências bancárias, sendo quatro em João Pessoa (Cabo Branco, Espaço Cultura, Mag Shopping e Shopping Sul ?' Bancários) e uma em Campina Grande (Partage Shopping)
A única mudança será a de que os clientes migrados terão um
novo gerente. Mas cada cliente continuará a ser atendido por um gerente na nova
agência, afirma o banco, em posicionamento.
Clientes com perfil
digital terão atendimento especializado
Clientes que utilizam com maior frequência os serviços
digitais poderão ser migrados para agências digitais do banco, que têm horário
estendido de atendimento (das 8h às 20h), majoritariamente remoto. Caso
precisem de atendimento presencial, os clientes dessas agências podem agendar
uma conversa com o gerente, mas não têm um ponto fixo para utilizar serviços.
O banco, aliás, pretende ampliar agências e escritórios
digitais de 245 para 500 até o final de 2017. Parte dos clientes que serão
migrados das agências tradicionais que serão encerradas, portanto, serão
absorvidos pelo novo modelo. Hoje, 40% das transações realizadas no banco são
feitas via celular, e 27% pela internet.
Qualidade do
atendimento será mantida
O Banco do Brasil afirma que o fechamento das agências não
afetará a qualidade de atendimento da sua rede bancária.
Com o crescimento das transações online, o banco não
acredita que as agências ficarão mais cheias. No entanto, para evitar um
eventual maior tempo de espera, o banco afirma ter redistribuído serviços
administrativos de forma que seus funcionários dediquem um tempo maior para
atender o cliente de forma presencial nas agências.
O banco também relançou neste mês, com mais funcionalidades
o aplicativo Conta Fácil, que permite abrir uma conta no banco pela internet.
Segundo o banco, a ferramenta deve desafogar as agências, que realizam
frequentemente o serviço, já que ele costumava ser mais burocrático e exigir a
presença do cliente no banco.
A maior parte das agências que serão encerradas pelo Banco
do Brasil estão localizadas em São Paulo e Santa Catarina. Nos dois estados o
BB tinha agências que foram incorporadas à sua rede após fusões com outras
instituições financeiras. 'Verificamos que haviam agências muito próximas',
esclarece o banco. Veja abaixo a lista completa:
Clientes de postos de
atendimento bancário
No caso das 379 agências que serão transformadas em postos
avançados de atendimento, os clientes não serão migrados e continuarão a ter
todos os serviços oferecidos por uma agência. As mudanças, nesse caso, se dão
apenas em processos internos do banco, já que os postos de atendimento bancário
têm uma estrutura mais enxuta ?' Exame.
Veja, abaixo, a lista completa:
Portal Carlos Magno
VEJA TAMBÉM:
- Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido
- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a ?'Maria Suvacão?'
- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes
-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização
- Jovem forja a própria morte para saber ?'quais pessoas se importariam com sua ausência?' e vem a público pedir desculpas