....
....
31/01/2017

PEC da Experiência de Raimundo Lira pode ser deliberada em Plenário no primeiro semestre deste ano


Aprovada no ano passado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 54/2015), do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), está pronta para ser deliberada em Plenário. Batizada de PEC da Experiência, a proposta fixa em 50 anos a idade mínima para ingresso no Supremo Tribunal Federal (STF), tribunais superiores (STJ, TST, STM e TSE) e Tribunal de Contas da União (TCU), e 40 anos para Tribunais Regionais e Tribunais de Justiça.

 

Com objetivo de levar magistrados com mais experiência jurídica e vivência prática aos tribunais federais e estaduais, a PEC pode entrar na agenda do Senado nesse primeiro semestre. A relatora da PEC na CCJ, senadora Simone Tebet (PMDB-MS), elogiou a iniciativa de Lira e endossou esse argumento.


Aprovada no ano passado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 54/2015), do senador Raimundo Lira (PMDB-PB), está pronta para ser deliberada em Plenário

 

A PEC aumenta a exigência nos cargos que já têm idade mínima, e cria naqueles em que ela não é cobrada. A proposta, apresentada no primeiro semestre de 2015, obteve a assinatura de vários parlamentares, tanto da base aliada quanto da oposição.

 

Raimundo Lira reafirmou que aproveitou a aprovação da 'PEC da Bengala', que aumentou de 70 para 75 anos a idade limite para aposentadoria obrigatória dos ministros dos Tribunais Superiores e do Supremo Tribunal Federal (STF), do Tribunal de Contas da União (TCU) e dos tribunais superiores, para apresentar a sua proposta.

 

Para Lira, a PEC visa promover a renovação das cortes em prazo menor. 'A medida possibilitará que as composições do STF, do TCU e dos Tribunais Superiores se oxigenem e acompanhem as alterações nas demandas sociais, aumentando a legitimidade popular de suas decisões', argumentou o senador paraibano - Assessoria.


Portal Carlos Magno



VEJA TAMBÉM:


Cheirar pum pode prevenir câncer, AVC, ataque cardíaco, artrite e demência, diz estudo de universidade do Reino Unido


- Assassinato de moradores de rua em Campina Grande-PB gera comoção: radialista faz artigo em homenagem a 'Maria Suvacão'


- UEPB vai ganhar curso de Medicina no campus de Campina Grande. Veja detalhes


-Cliente que passar mais de 20 minutos em fila de banco na Paraíba receberá indenização

- Jovem forja a própria morte para saber 'quais pessoas se importariam com sua ausência' e vem a público pedir desculpas