Uma passageira de um voo da Latam que partiu do Rio de
Janeiro para São Paulo na terça-feira (7) publicou nas redes sociais relato de
que sentiu medo ao decolar e ver que, nas saídas de emergência no meio da
aeronave, haviam sido colados cartazes com os dizeres 'saída
inoperante'.
A coordenadora de marketing Ana Luiza Xavier conta que
partiu do aeroporto de Santos Dumont (RJ) no voo JJ3901 às 6h10 de quarta-feira
com destino ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo. Assim que entrou na
aeronave, percebeu os cartazes nas saídas de emergência. 'Eu já tenho medo
de avião, quando vi a plaquinha ficou aquela discussão na minha cabeça : saio
do avião ou não! Acabei ficando', disse ela ao G1.
Uma passageira de um voo da Latam que partiu do Rio de Janeiro para São Paulo na terça-feira (7) publicou nas redes sociais relato de que sentiu medo ao decolar e ver que, nas saídas de emergência no meio da aeronave, haviam cartazes com os dizeres 'saída inoperante'
A Latam Airlines Brasil informou em nota que 'a
segurança é um valor inegociável em todas as suas operações e segue todas as
normas e regulações do setor'. A companhia esclareceu ainda que
'aeronave que realizou o voo JJ 3901 (Rio de Janeiro/ Santos Dumont ?' São
Paulo/ Congonhas), operado em 07/2, seguiu viagem pois a quantidade de saídas
de emergência operacionais na aeronave atendia aos requisitos internacionais de
segurança, que preveem o número menor de passageiros no avião nestas
condições'.
A Latam salientou ainda que 'a identificação das saídas
?' e consequentemente o bloqueio das poltronas no entorno ?' se faz necessária
para atender justamente as regras mundiais de segurança'.
A Anac respondeu que está 'apurando com a área
técnica' questionamentos da reportagem sobre a necessidade de
funcionamento de todas as saídas de emergência das aeronaves comerciais em
operação no espaço aéreo brasileiro.
Segundo Ana, 'na hora da instrução de segurança, o
piloto avisou que as 2 saídas do meio do avião estavam inoperantes, porém, não
entrou em detalhes'. Ela salienta que nada foi informado pela tripulação
aos passageiros sobre as demais saídas de emergência, localizadas nas partes
dianteira e traseira da aeronave.
'Eu também não perguntei (sobre o problema), fiquei
imóvel até a aterrisagem. Abri uma reclamação na Latam e na Anac (Agência
Nacional de Aviação Civil) e aAinda não tive resposta', disse a
coordenadora de marketing, que postou a foto do ocorrido em seu perfil na rede
social LinkedIn.
'Algumas pessoas escreveram no meu post falando que, se
o avião passou em todas as checagens de segurança, mesmo com duas saídas
inoperantes, não teria problema voar. Porém, na minha visão, o avião só deveria
voar com todos os equipamentos e componentes funcionando. Se der um problema lá
em cima, faz o que? Não dá para parar e resolver', afirma Ana ?' G1.
Portal Carlos Magno
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